fbpx
Minas em Foco

Justiça remarca audiência de fazendeiro que usou suástica em Unaí: Caso condenado pode pegar de dois a cinco anos de reclusão

José Eugênio Adjuto confeccionou uma faixa com o símbolo nazista, amarrou no braço e foi a um bar da cidade de Unaí (MG)

A Justiça de Unaí, remarcou para novembro a audiência de instrução do caso do fazendeiro que usou uma faixa com uma suástica no braço e foi a um bar da cidade. O caso ocorreu em dezembro de 2019 e chocou moradores da cidade. 

O fazendeiro José Eugênio Adjuto foi flagrado com o símbolo nazista por estudantes que estavam no mesmo local e chamaram a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência. Um mês depois, o Ministério Público de Minas Gerais apresentou denúncia contra ele. 

Em audiência nesta segunda-feira (20), realizada por meio de videoconferência, foram ouvidas três testemunhas, entre elas um policial militar e um policial civil. O MP pediu à Justiça para que mais duas pessoas, também policiais civis, fossem ouvidas.

Por sua vez, a defesa de Adjuto afirmou que a resposta ao rol de testemunhas elencadas no processo não consta na ação. Os advogados do fazendeiro também pediram a inclusão do depoimento de um parente de Adjuto na ação. Por conta disso, a juíza determinou que o documento fosse incluído no processo e remarcou a audiência para o fim de novembro. 

Relembre o caso

Sentado na mesa de um bar em Unaí, o fazendeiro José Eugênio Adjuto foi flagrado por outros frequentadores com uma faixa com a suástica nazista amarrada no braço esquerdo. Incomodados, estudantes que estavam no local chamaram a Polícia Militar para denunciar o homem por crime de apologia ao nazismo.  

Um vídeo gravado no local mostra o momento da abordagem ao homem: 

O caso foi investigado e, no mês seguinte, o Ministério Público apresentou denúncia contra Adjuto com base no artigo 20, parágrafo 1º da Lei 7.716/89, que proíbe a fabricação, comercialização, distribuição ou veiculação de símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

À Polícia Civil, o fazendeiro José Eugênio Adjuto, alegou à polícia que utilizou a cruz como um símbolo religioso antigo de “felicidade” e não em alusão ao nazismo. No entanto, para os policiais, ele tinha noção do significado da suástica.

No local, a Polícia Militar disse não ter visto “apologia ao nazismo” na atitude do homem. Em nota, a PM disse que os agentes não achavam que a atitude se enquadrava no mesmo artigo que o Ministério Público usou para denunciar o fazendeiro.

“O entendimento inicial dos policiais militares, pelas circunstâncias no local, foi de que o uso da faixa não se enquadrava no verbo veicular, e nem nos demais verbos do tipo legal previsto, citado anteriormente”, destacou a corporação em nota divulgada à época.

Caso condenado, Adjuto pode pegar de dois a cinco anos de reclusão. 

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do  YouTube ,  receba diariamente através do WhatsApp  (CLIQUE AQUI) .  Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em  NOTÍCIAS .  Siga o jornalista Jeferson Sputnik no  Twitter ,  Instagram  e  Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail:  [email protected] .  

Para vagas de emprego em João Pinheiro clique aqui.

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo