fbpx
Minas em Foco

Quatro condenados fogem da APAC em Paracatu e deixam carta de agradecimento pela ‘estadia’

Em Paracatu, no dia 15/08/21, por volta das 07h11min, os policiais militares foram acionados para comparecerem na APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), onde foram informados pelos inspetores de segurança que, durante a noite, 04 condenados de 22, 23, 25 e 26 anos, que estavam cumprindo pena em regime fechado, haviam cortado a tela da quadra de esportes e fugido.

Os fugitivos deixaram uma carta de agradecimento à APAC pela acolhida que eles tiveram no estabelecimento.

Após a divulgação da fuga, os indivíduos de 22 e 23 anos retornaram voluntariamente para o estabelecimento. Por volta das 20h34min, os policiais militares receberam informações que os outros dois indivíduos de 25 e 26 estariam escondidos na zona rural, na região do Santa Rosa.

Os militares deslocaram no local, a aproximadamente 70 km da cidade, onde realizaram o cerco à residência e, durante a abordagem, constataram que os dois indivíduos estavam dentro da casa que estava totalmente trancada.

Os indivíduos invadiram a residência pelo telhado e estavam utilizando a casa como esconderijo. Ambos foram presos e conduzidos para a delegacia.

O que é APAC?

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC): um modelo alternativo de execução penal: Medida alternativa no cumprimento da execução penal, frente aos efeitos devastadores e ineficazes do sistema prisional.

A Lei de Execução Penal, vigente no ordenamento jurídico pátrio, impõe ao Estado o dever de promover condições harmônicas de integração social do condenado, visando sua ressocialização. Diante disso, resta evidente que a legislação tem por intuito não apenas punir o infrator, mas ressocializá-lo a fim de que ele não venha a reincidir no delito.

No entanto, a ineficácia da aplicabilidade da pena no sistema penitenciário tem gerado efeitos devastadores que ultrapassam a sentença condenatória. Os crescentes aumentos no índice de reincidência criminal, bem como a superlotação do sistema penitenciário, ratificam a ineficiência do sistema prisional na repressão à prática criminosa.

Neste contexto, em que é inquestionável a necessidade da adoção de medidas alternativas no cumprimento da execução penal, a APAC vem ganhando destaque como ferramenta de humanização ao proporcionar reais condições de reinserção social do condenado.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo