Minas registra 11 infecções da Variante Delta, duas delas em Unaí, outros 8 casos estão em investigação no estado
De acordo com a SES, as duas pessoas contaminadas em Unaí trata-se de duas mulheres, de 24 e 40 anos. As amostras delas foram coletadas em 15 de junho e 18 de julho deste ano. A forma como elas contraíram a variante ainda está sendo investigada.
A Prefeitura de Unaí informou que ainda aguarda a chegada dos exames que confirmaram a identificação da cepa.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já havia contabilizou 11 pessoas com a variação da Covid-19, em oito cidades: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Virginópolis, Unaí, Divino, Itabirito, Montes Claros e Carangola. Os pacientes têm entre 12 e 59 anos. Três se contaminaram em viagens ao exterior.
Nessa última quarta-feira (11), mais sete casos da cepa originária da Índia foram confirmados no território mineiro e pelo menos outros oito são investigados no Estado. O governo, porém, ainda não trabalha com a possibilidade de transmissão comunitária.
“O Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG) tem realizado o monitoramento semanal das variantes circulantes no estado, através da amostragem aleatória realizada em nove unidades regionais de saúde, escolhidas estrategicamente devido à localização geográfica no território mineiro, totalizando 180 amostras analisadas por semana”, informou a SES.
As macrorregiões Centro – que engloba a Grande BH -, Sul e Noroeste avançaram para onda verde do Minas Consciente, plano criado para a retomada segura e gradual das atividades e economia.
A progressão para a fase mais flexível foi anunciada na quinta-feira (5/8) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia no Governo do Estado.
Indicadores como ocupação de leitos e positividade para o coronavírus melhoraram nessas localidades nos últimos 21 dias. Já nos últimos 14 dias, a taxa de incidência da covid caiu 10% em todo o estado. Com isso, nove (Centro, Centro-Sul, Jequitinhonha, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste, Sul e Vale do Aço) das 14 macros estão classificadas na onda verde.
Na onda amarela, entrou no sábado (7/8), a região Nordeste, que se juntou às macros Leste, Leste do Sul e Triângulo do Norte.
Já a Triângulo do Sul é a única macrorregião que continuou em situação crítica e, por isso, deve permanecer na onda vermelha, devido a fatores como alta demanda por leitos.
Uma nova classificação acontece hoje quinta-feira12/08
Gostou das nossas notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
Comentários