fbpx
Minas em Foco

Vídeo mostra homem maltratando cavalo caído no chão preso a uma carroça em Unaí

As imagens foram feitas neste domingo (01), e enviadas a imprensa, logo sendo divulgadas a todos para que a polícia possa identificar o autor e o responsabilizar. Ele pode responder por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção.

As cenas são fortes e mostram o animal caído e um homem tentando força o animal a se levantar para continuar a caminhar ao lado de um outro animal que está selado a carroça.

O animal caído estava preso no malhal da carroça, o que faz parecer que o animal estava sendo adestrado para a prática de puxar carroça.

É um absurdo em pleno século XXI presenciamos diariamente nas ruas das cidades (e também na zona rural) carroças puxadas por cavalos famintos, sedentos e submetidos a todo tipo de maus-tratos.

Conduzidos por homens, mulheres e até crianças despreparadas e sem a menor consciência do respeito devido àquele animal que lhes provê o sustento. Além disso, após uma vida inteira de trabalho excessivo são abandonados para morrer, simplesmente descartados.

Na maioria dos casos, os animais trabalham o dia todo em meio ao trânsito perigoso, sob pressão, gritos e chibatadas, expostos ao sol forte ou ao frio e à chuva. Muitas vezes são alugados pelo dono para trabalharem também no período noturno, sem descanso. Os apetrechos que os prendem à carroça causam-lhes ferimentos e desconforto. O resultado só poderia ser animais apáticos, desnutridos, cansados, humilhados, subjugados.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo