fbpx
Justiça

Microrregião de João Pinheiro avança para a Onda Amarela

Classificações começaram a valer nesse último sábado (29); taxa de incidência da doença no Estado apresentou crescimento de 6% e o número de solicitações de internações aumentou 15,87%.

Após seguir as determinações da Onda Vermelha por uma semana, a microrregião de João Pinheiro vai avançar para a Onda Amarela do plano Minas Consciente, segundo a classificação divulgada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 nesta quinta-feira (27), após reunião semanal. Já as macrorregiões vão continuar nas mesmas fases. O Triângulo do Norte permanece na Onda Amarela, enquanto que o Triângulo do Sul e o Noroeste continuam na Vermelha.

As classificações começam a valer no próximo sábado (29) e são válidas por uma semana. Veja também outros dados da pandemia no estado.

Apesar das classificações no programa estadual, Uberlândia e Uberaba saíram do Minas Consciente, portanto, poderão seguir os planos próprios de retomada econômica e a decisão do Comitê Estadual não afeta a situação das mesmas.

Cenário da Covid-19 na semana

De acordo com informações apresentadas pelo Comitê Especial Covid-19, atualmente a taxa de positividade no estado é de 36%. O dado é um ponto percentual a menos do que em comparação à semana passada.

No entanto, a taxa de incidência da doença apresentou crescimento de 6% e o número de solicitações de internações aumentou 15,87%. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 78,21%.

A fila de espera é de 253 pacientes aguardando internação em UTI e 410 em leito de enfermaria.

Vacinação

Ainda conforme a SES-MG, os resultados da campanha de vacinação já aparecem na população entre 60 e 69 anos que já foi vacinada.

“Nas últimas semanas, demos um importante passo no avanço da imunização com a distribuição de doses de vacinas da Pfizer para 47 municípios. Com isso, estamos aumentando a vacinação dos grupos prioritários buscando, cada vez mais, proteger a nossa população”, afirmou o secretário Fábio Baccheretti.

De acordo com o secretário, entre a população com 90 anos ou mais, a taxa de óbitos da doença no início da pandemia era de 8,7% e agora está em 2,1%. No grupo entre 80 e 89 anos a redução foi de 21,9% para 10,9%. Na população de 70 a 79 anos, a taxa de óbitos diminuiu de 28,7% para 15,4%.

Onda Vermelha

Esta fase permite o funcionamento de todas as atividades, inclusive as não essenciais, mas com restrições maiores em relação à Amarela (veja quadro abaixo). Nela, vão permanecer por mais uma semana as macrorregiões Triângulo do Sul e Noroeste.

No Triângulo do Sul, os municípios de Campina Verde, Carneirinho, Comendador Gomes, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pirajuba, Planura, São Francisco de Sales, União de Minas, Água Comprida, Campo Florido, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Uberaba, Veríssimo, Araxá, Campos Altos, Ibiá, Nova Ponte, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana e Tapira deverão seguir as determinações do plano estadual caso não tenham planos próprios, como é o caso de Uberaba.

Com a exceção dos municípios da microrregião de João Pinheiro, que vão poder escolher qual fase seguir, toda a macrorregião Noroeste deve seguir as determinações da Onda Vermelha. Fazem parte da região os municípios de Arapuá, Carmo do Paranaíba, Guimarânia, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gotardo e Tiros.https://190abb2cb5c3cc4aae8ef18a2e4b58a9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Onda Amarela

Assim como a Onda Vermelha, a Onda Amarela permite o funcionamento de todas as atividades, inclusive as não essenciais. No entanto, o distanciamento mínimo entre as pessoas, a ocupação máxima de pessoas em estabelecimentos e eventos é diferente, autorizando maior número de pessoas em um mesmo ambiente.

Por mais uma semana, os 27 municípios do Triângulo do Norte poderão seguir as regras da Onda Amarela. São eles: Abadia dos Dourados; Araguari; Araporã; Cachoeira Dourada; Campina Verde; Canápolis; Capinópolis; Cascalho Rico; Centralina; Coromandel; Douradoquara; Estrela do Sul; Grupiara; Gurinhatã; Indianópolis; Ipiaçu; Iraí de Minas; Ituiutaba; Monte Alegre de Minas; Monte Carmelo; Nova Ponte; Patrocínio; Prata; Romaria; Santa Vitória; Tupaciguara. Uberlândia está classificada na mesma fase, mas tem plano próprio de retomada da economia.

microrregião de João Pinheiro também pode seguir as determinações desta fase. Fazem parte dela os municípios de Brasilândia de Minas, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Paracatu, Presidente Olegário, São Gonçalo do Abaeté, Varjão de Minas e Vazante.

*Lembrando que os municípios podem escolher qual fase seguir quando há diferença entre as classificações das micro e macrorregiões, desde que uma delas não seja a Roxa, que é impositiva e mais restritiva.

Como funciona a progressão de onda

Segundo o Estado, para definir o avanço de uma macrorregião para um nível mais flexível do Minas Consciente ou a adoção de medidas mais restritivas, o Comitê Extraordinário Covid-19 se baseia em um sistema de pontuação da localidade, elaborado com base nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

São considerados indicadores como taxa de incidência, positividade, ocupação de leitos e grau de risco, a macrorregião atinge uma pontuação de 0 a 32, sendo:

  • Até 12 pontos: onda verde;
  • Entre 13 e 19 pontos: onda amarela;
  • 20 pontos ou mais: onda vermelha;
  • Avaliação excepcional: onda roxa (criada para restabelecer a capacidade assistencial).

Cidades que compõem a macrorregião do Triângulo do Norte

Município
Abadia dos Dourados
Araguari
Araporã
Cachoeira Dourada
Campina Verde
Canápolis
Capinópolis
Cascalho Rico
Centralina
Coromandel
Douradoquara
Estrela do Sul
Grupiara
Gurinhatã
Indianópolis
Ipiaçu
Iraí de Minas
Ituiutaba
Monte Alegre de Minas
Monte Carmelo
Nova Ponte
Patrocínio
Prata
Romaria
Santa Vitória
Tupaciguara
Uberlândia

Cidades que compõem a macrorregião do Triângulo do Sul

Município
Araxá
Água Comprida
Campo Florido
Campos Altos
Carneirinho
Comendador Gomes
Conceição das Alagoas
Conquista
Delta
Fronteira
Frutal
Ibiá
Itapagipe
Iturama
Limeira do Oeste
Pedrinópolis
Perdizes
Pirajuba
Planura
Pratinha
Sacramento
Santa Juliana
São Francisco de Sales
Tapira
Uberaba
União de Minas
Veríssimo

Fonte: Minas Conscientehttps://190abb2cb5c3cc4aae8ef18a2e4b58a9.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Cidades que compõem a macrorregião Noroeste de MG

Município
Arapuá
Carmo do Paranaíba
Cruzeiro da Fortaleza
Guarda-Mor
Guimarânia
João Pinheiro
Lagamar
Lagoa Formosa
Lagoa Grande
Matutina
Paracatu
Patos de Minas
Presidente Olegário
Rio Paranaíba
Santa Rosa da Serra
São Gonçaldo do Abaeté
São Gotardo
Serra do Salitre
Tiros
Varjão de Minas
Vazante

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo