fbpx
Minas em Foco

Sarna humana que alastrou no litoral Paulista já registra casos em Paracatu

Inúmeros casos da doença vêm sendo registrados em moradores de comunidades e até de um bairro nobre da Praia Grande, no litoral paulista e agora casos também são registrados em Paracatu em Minas Gerais, alguns tão graves que precisam de internação.

Foi noticiado pelo Agora News Paracatu, sobre a situação no munícipio de Paracatu, com a grande quantidade de casos de Sarna que surgiu nos últimos dias, logo vários Paracatuenses, foram as redes comentar sobre a situação. Veja…

O Sputnik Voz do Povo, entrou em contato com o prefeito Municipal, via WhatsApp, para saber os números exatos dos casos registrados no município, mas até o momento da publicação dessa matéria, não obtivemos retorno. Além da Fan Page de noticias do município de Paracatu, a situação já viralizou nos grupos de WhatsApp.

Sarna humana é altamente infecciosa A doença é causada pelo ácaro parasita Sarcoptes scabiei, parasita que se alimenta da queratina, ou seja, proteína que constitui a camada superficial da pele, onde também abrem túneis, se reproduzem e depositam ovos.

Ela apresenta um grau de transmissibilidade elevada pelo contato íntimo e atinge principalmente quem não mantém bons hábitos de higiene, o que inclui não trocar de roupas com frequência.

O compartilhamento dessas peças, assim como de uma cama ou mesmo de um sofá infectado também pode contribuir para a disseminação. Geralmente com um exame clínico já é possível saber se a infecção está presente ou não. O compartilhamento dessas peças, assim como de uma cama ou mesmo de um sofá infectado também pode contribuir para a disseminação.

Geralmente com um exame clínico já é possível saber se a infecção está presente ou não. O diagnóstico definitivo é feito a partir da raspagem das lesões e investigação com lupa especial.

A doença se manifesta como bolinhas vermelhas e uma coceira persistente, principalmente em áreas quentes do corpo, como dobras, axilas, umbigos, vãos dos dedos, região íntima e tende a piorar à noite. Pacientes imunodeprimidos estão mais expostos ao risco de infecção pelo parasita da sarna.

Em bebês, nota-se lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés, podendo até acometer couro cabeludo e face.

O período de incubação do micro-organismo da sarna é de cerca de 24 dias ou de 24 horas no caso de reinfestação pelo parasita. Vale ressaltar também que, embora a doença seja comum em locais de aglomeração, os humanos não pegam sarna de gatos ou cachorros.

Como é feito o tratamento?

Através de escabicidas, substâncias que combatem a sarna. O uso é local e deve ser aplicado no corpo todo, exceto acima da linha do nariz e das orelhas, por dois ou três dias. É importante que a aplicação seja repetida depois de sete a dez dias para combater os ácaros provenientes dos ovos que ainda não haviam eclodido na primeira aplicação.

Toda a família deve ser tratada simultaneamente para evitar a reinfestação. Já existem remédios por via oral que também são eficientes no tratamento da sarna.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo