fbpx
Últimas notícias

Confirmado primeiro óbito por Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica em Minas

Após análise laboratorial de amostras, foi registrada morte de criança de nove anos em Juiz de Fora

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) registrou, na segunda-feira (1/3), o primeiro óbito causado pela Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de uma criança, de 9 anos, sem comorbidades, residente no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata, com exame de RT-PCR detectável para covid-19.

A criança apresentou febre e cefaleia em 21/10/2020, foi hospitalizada no dia 24/10 e transferida para a UTI no dia 25/10. O óbito ocorreu em 26/10/2020 de outubro e o caso foi notificado de acordo com os critérios do Ministério da Saúde para notificação de suspeita de SIM-P.

A investigação foi realizada pela área técnica da SES-MG com apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs-Minas). Foi realizado amplo estudo do caso com encaminhamento de amostras clínicas para pesquisa de várias etiologias pelo Laboratório Central (Lacen) daFundação Ezequiel Dias (Funed) e pelo Laboratório de Referência Nacional (LRN) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz RJ). Todos os exames descartaram outras etiologias infecciosas.

Uma equipe técnica do Ministério da Saúde também analisou o caso para validar o diagnóstico de óbito por SIM-P, considerando que a síndrome é nova e apresenta quadro clínico de amplo espectro.

Casos

De acordo com o último boletim epidemiológico semanal da SES-MG, foram notificados 211 casos suspeitos de SIM-P em Minas, sendo 104 descartados e 77 confirmados. No Brasil, são 646 notificações confirmadas de SIM-P, com registro de 41 óbitos no período de 1/4/2020 a 2/1/2021.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo