fbpx
Minas em Foco

Unaí recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

Às vacinas chegaram em Unaí, na manhã desta desta terça-feira, (19), por volta das 08h05min, onde o Prefeito em Exercício Waldir Novais, a Secretaria de Saúde Denise Oliveira, e a Coordenadora do Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Adriane Araújo, receberam, na Gerência Regional de Saúde, as vacinas destinadas a Unaí,

A ações de vacinação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, começa amanhã, quarta-feira, 20/1, assim será em Unaí.

No entanto, a primeira vacina em Unaí, será feita na GRS, hoje às 10h30min.

A quantidade de vacinas recebidas ainda não foi informado por Denise Oliveira.

A partir da definição da quantidade de vacinas destinadas a Unaí, é que o cronograma de vacinação será elaborado, e divulgado ainda hoje.

O prefeito em exercício Waldir Novais, determinou nessa manhã de segunda-feira, 18/1/2021, que a Secretaria de Saúde, Denise Oliveira, organize a estrutura necessária para o início da vacinação anti-Covid em Unaí.

A vacina foi aprovada pela Anvisa, no último domingo, 17/1/2021, e logo na manhã de hoje, segunda-feira, 19/1, houve a determinação do prefeito em exercício para adoção dos procedimentos necessários para a vacinação em Unaí.

Segundo Waldir Novais, a Prefeitura de Unaí já vinha acompanhando os procedimentos para a aprovação das vacinas anti-Covid na Anvisa. Tão logo sejam disponibilizadas, a Prefeitura começará a vacinar os unaienses, conforme critérios estabelecidos pelos órgãos superiores, garantiu.

REUNIÃO

Está agendada para esta terça-feira, 19/1/2021, uma reunião na Gerência Regional de Saúde, com as pessoas que são “Referências Técnicas de Epidemiologias”, onde serão repassadas as diretrizes para vacinação.

A Secretária de Saúde Denise Oliveira, já manteve contatos com a Gerência Regional de Saúde em busca de informações do tipo:
1) Quantas doses de vacina foram destinadas a Unaí?
2) Quais grupos prioritários para o recebimento da vacina?
3) No caso de indicação dos trabalhadores em Saúde como grupo prioritário, haverá vacinas suficientes para todos os trabalhadores em Saúde? Caso contrário, quem será prioridade dentro desse grupo?
4) E os idosos? Estariam incluídos nessa primeira remessa, também?

“Nós já avançamos no que foi possível, em relação à determinação do prefeito em exercício Waldir Novais, para início da vacinação anti-Covid, no entanto, aguardo as respostas dessas perguntas feitas à GRS, tão logo tenhamos essas informações, começaremos a divulgação”.

COMO FUNCIONA A VACINAÇÃO NO BRASIL?

O Ministério da Saúde, adquire com recursos do SUS, as vacinas para o Brasil todo.
Encaminha essas vacinas para os Governos Estaduais, por meio de suas Secretarias Estaduais de Saúde.
As Secretarias de Estado da Saúde, entregam as vacinas às prefeituras para a vacinação da população.
É este modelo que está sendo seguido para a vacina anti-Covid.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo