fbpx
Estradas e Rodovias

Nota de esclarecimento — Por que o Sputnik Voz do Povo não apresentará debates nas eleições 2020

Agrominas a Casa do Fazendeiro é a solução que você procura.
Rua Aparício Saraiva, nº:182, na esquina com a praça da rodoviária, no Centro de João Pinheiro.
Telefone 3561-1387 atende também de plantão pelo nº 38 99815-8575.

O site disponibiliza apenas com caráter informativo dados sobre as Eleições Municipais de 2020. Este site não realiza nenhum tipo de propaganda eleitoral. Este site não realiza nenhum tipo de pesquisa eleitoral registrada, prevista no artigo 33 da Lei n° 9504/97.

Nota

O Sputnik Voz do Povo, vem a público explicar a população e aos nossos seguidores, que devido a negativas por parte dos candidatos a Prefeito em João Pinheiro, não teremos debates entre os mesmos e nem entrevistas individuais.

O debate é um formato de entrevistas feito com os candidatos, onde os mesmos tem a oportunidade de apresentar suas propostas e também de responder questionamentos feitos entre eles, e também questionamentos feitos pelo mediador, sendo uma figura neutra que apresenta as regras, organiza e conduz as falas dos candidatos. .

Os debates eleitorais são espaços-chave das campanhas eleitorais brasileiras, sendo realizados por diferentes meios de comunicação (emissoras de televisão, rádio ou veículos na internet). Ao lado do horário eleitoral, é uma das maiores vitrines de divulgação de propostas disponíveis em uma campanha.

Sobre a proposta de um debate foi procurado o candidato Celso Dornelas (Celsinho) do (PSD), e também o candidato Edmar Xavier (Edinho) do (PDT), onde o Candidato Celsinho, em conversa com a nossa redação falou que não participaria do debate caso o convite fosse feito por motivos pessoais.

Mediante a negativa do candidato, o debate perderia total sentido para que fosse formulado perdendo assim seu propósito, e logo sendo descartado a possibilidade do mesmo ser feito somente com a participação de um dos candidatos e uma cadeira vazia. Diante do exposto foi proposto uma entrevista, de forma separada com os candidatos, com temas livres onde em primeira conversa teria ficado confirmado as entrevistas em dois tempos distintos.

A editora, trabalhou então na estruturação para receber os candidatos, e com a intensão isonômica de levar ao público que acompanha o trabalho, um conteúdo de alta qualidade, mas quando o material de divulgação e o convite foi formalizado aos candidatos, sobre a data e horário dos debates, a editora foi surpreendida com mais uma negativa pelo candidato Celso Dornelas (Celsinho) do (PSD), sobre sua participação, onde o mesmo não aceitaria ser o primeiro a dar entrevista, alegando que seria prejudicado, caso o critério para ordem de apresentação a ser adotado fosse o mesmo anteriormente utilizado pela ACE, de João Pinheiro, quando o mesmo participou de uma entrevista promovida pela mesma, usando o critério para a participação a ordem alfabética, onde Celso Dornelas (Celsinho) do (PSD), participou primeiro e logo em seguida o candidato Edmar Xavier (Edinho) do (PDT), sendo também o critério adotado pela editora Sputnik Voz do Povo.

Procurado as partes interessadas, para uma mudança de ordem de apresentação não se chegou a um acordo, sendo então cancelado qualquer tipo de participação dos candidatos em algum quadro produzido pela Editora de Jornais diários Sputnik Voz do Povo, em relação às eleições de 2020.

O Sputnik Voz do Povo, reitera seu compromisso com as obrigações entre elas a de informar e noticiar, todos aqueles que seguem os trabalhos produzidos pela editora, sempre pautada pela verdade e com a obrigação isonômica com as partes e com a população pinheirense em sua participação nas eleições municipais de 2020.

DEBATE POLÍTICA: REGRAS

Por ser um ambiente de campanha, a legislação eleitoral também traz regras para os debates. Veja algumas das regras mais importantes:

  • Como já dito, todos os participantes devem ser tratados igualmente;
  • Os candidatos não podem fazer pedidos explícitos de voto;
  • A emissora que transmitirá o debate deve convidar os candidatos pelo menos três dias antes do evento;
  • Os debates de candidatos a prefeito podem ser organizados de duas formas: i) um único debate, com a presença de todos os candidatos; e ii) debate em grupos, em datas diferentes, com no mínimo três candidatos por vez.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo