fbpx
Últimas notícias

Nova onda de calor pode atingir vários estados a partir desta quinta

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, emitiu o chamado Alerta Laranja, que indica a chegada de uma nova onda de calor para vários estados do Brasil, já a partir desta quinta-feira (14). Essa onda de calor, caracterizada por elevar a temperatura 5ºC acima da média, por vários dias seguidos, deve durar pelo menos até domingo, segundo o meteorologista Olívio Bahia. Ele destacou em qual parte do território brasileiro está previsto o fenômeno climático. 

“Áreas dos estados da região Sudeste, Centro-oeste, além de áreas de Rondônia, Tocantins e a porção Oeste ali da Bahia, sul do Piauí, extremo sul do Maranhão. Amanhã a gente vai reavaliar novamente a mesma área. Pode entrar uma outra área.  Pode sair alguma outra área. Pode intensificar caso permaneça para segunda-feira. O aviso é emitido com antecedência justamente para os órgãos que trabalham com a mitigação desses efeitos do clima tomarem as devidas ações”.  

O Meteorologista alerta para os cuidados com a saúde para os moradores dessas regiões. 

“É essa quantidade de temperatura acima da média e o número de dias consecutivos que acaba provocando Impacto à saúde humana. Então você tem mais radiação solar, as temperaturas estão mais elevadas e periodicamente essas massas se instalam mantendo essas ondas de calor em algumas localidades. Os animais, principalmente aves, sofrem neste período de onda de calor”.  

De acordo com o Inmet, as temperaturas podem passar dos 40ºC em alguns locais durante a passagem dessa onda de calor.  

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo