fbpx
Últimas notícias

Repórter da TV Integração é agredido em Prata durante reportagem

Imagens Tv Integração

Repórter e cinegrafista estavam na cidade para mostrar situação da saúde e ouvir candidatos. Prefeito diz que vai instaurar procedimento administrativo; emissora, Abert e Abraji emitiram nota.

A equipe da TV Integração foi agredida, na manhã desta quinta-feira (29), em frente ao Pronto Atendimento de Saúde Municipal (PAM) de Prata, enquanto fazia uma reportagem para a cobertura eleitoral.

Durante o fato, o cinegrafista Stanley Matias deixou a câmera ligada e a agressão foi registrada. O prefeito Anuar Arantes Amuy (MDB) se posicionou e disse que todos os envolvidos foram identificados. Veja abaixo notas da emissora e de associações.

Enquanto o repórter Arcênio Corrêa entrevistava funcionários do PAM, em uma reportagem feita após denúncia de moradores sobre as condições físicas do prédio, um homem que se identificou como médico de nome Jackeny Melo foi tirar satisfação com a equipe. O jornalista conversava com o agressor, que avançou e tentou tomar o microfone e o celular.

Outro homem não identificado, que estava ao redor, agarrou o repórter por trás e o enforcou. O cinegrafista Stanley Matias tentou separar os dois. Em seguida, o autor não identificado sai da confusão, joga um celular no chão e foge.

A equipe acionou a Polícia Militar para registrar um Boletim de Ocorrência e fez exame de corpo e de delito. O repórter Arcênio Corrêa foi atendido queixando-se de dor nas costas, lesões nos braços e dores ao engolir. Ele teve escoriações leves, segundo boletim médico.

NOTA DE REPÚDIO
A Associação Mineira de Rádio e Televisão – AMIRT repudia
veementemente as agressões físicas contra jornalista de Prata, quando o profissional estava em um hospital para gravar reportagem sobre as Eleições.

O ato de agressão física contra um repórter da TV Integração, emissora da cidade de Prada, no Triângulo Mineiro, na manhã desta quintafeira (29).

O jornalista Arcênio Corrêa e o cinegrafista Stanley Matias estavam em frente ao Pronto Atendimento de Saúde Municipal (PAM) entrevistando pessoas para mostrar a situação da saúde na cidade e ouvir os candidatos.

A AMIRT espera que os fatos sejam apurados com o rigor que deve nortear todas as apurações e a devida punição a todos os envolvidos. Mais do que isso, a AMIRT entende que o respeito mútuo é essencial na construção de uma nação equilibrada e justa.

Em momentos em que o país atravessa turbulências políticas, radicalização de ideias e princípios, além de crise financeira, atos como este podem representar sérias ameaças contra a Liberdade de Imprensa e de expressãoe contra a Democracia Brasileira.

Luciano Pimenta Correa PeresPresidente

TV Integração também se posicionou. Veja…

O Grupo Integração lamenta novamente que o trabalho de apuração e produção jornalística tenha sido interrompido, não por fatos que contradigam a pauta, mas por força física.

É a segunda ocorrência dessa natureza apenas neste ano em nossa área de cobertura, no interior de Minas. Estamos dedicando todos os nossos esforços jurídicos em apoio à nossa equipe, assim como os cuidados para recuperação e proteção de nossos dois colaboradores, Arcênio Corrêa e Stanley Mathias.

Agradecemos o público pelas manifestações de carinho e apoio a eles e à liberdade de atuação da imprensa. É reconfortante saber que a maioria da população entende
a importância desse trabalho.

Esclarecemos que a pauta que estava em execução em Prata já foi executada em outras cidades e abria espaço para os candidatos a prefeito do município falarem sobre propostas para a área
de saúde, assunto que já foi tema de notícias em nossos veículos ao longo dos últimos anos.

Portanto, não se tratava de denúncia e nem de acusação de qualquer natureza, mas do levantamento de uma questão local para manifestação, opinião e propostas dos candidatos ao
pleito. Lamentamos não ter concluído essa tarefa e, dessa forma, abrir espaço para informação aos eleitores de Prata.

Reiteramos nossas crenças no exercício do jornalismo e da Comunicação como formas de debatermos, no campo das ideias e da informação, o que pode ajudar nossa sociedade a caminhar para um ambiente melhor.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo