fbpx
Estradas e Rodovias

João Pinheiro – Tratores avaliados em R$ 220 mil são recuperados em mata pela Polícia Civil

Criminosos levaram três tratores de uma fazenda no mês de abril; a polícia conseguiu recuperar dois esta semana, o terceiro pode ter sido furtado para atender uma encomenda

Um trio morador de João Pinheiro, no Noroeste de Minas Gerais, é suspeito de ter invadido uma fazenda para furtar três tratores avaliados em R$ 300 mil que desapareceram na madrugada de 13 de abril. Transcorridos pouco mais de dois meses, informações recebidas pela Polícia Civil na semana passada levaram os investigadores a uma operação que durou mais de 48 horas e terminou na segunda-feira (22) com a recuperação de dois dos veículos roubados. 

Até o momento, dois homens foram identificados como os principais suspeitos do crime. Também estaria envolvida na ação uma mulher, supostamente responsável pela receptação dos tratores. O terceiro veículo teria sido vendido logo após o furto e seu paradeiro ainda é desconhecido.

Em entrevista na manhã da última quarta-feira (24), o delegado César Matoso da unidade Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais (Depatri) esclareceu que estão sendo reunidas provas para que seja feito um pedido de prisão à Justiça contra os três suspeitos.

“Estamos identificando nesse momento dois autores. Existe também uma mulher que possivelmente participou dessa ação de furto e receptação dos tratores. Eles ainda não foram presos. Estamos recolhendo elementos probatórios para vincular os autores do furto e da receptação”.

O crime aconteceu em 13 de abril e os três tratores roubados pertenciam a uma empresa do ramo florestal que fica nas imediações do município de João Pinheiro. Como o lugar é praticamente deserto, não há testemunhas. De acordo com a polícia, os três veículos são novos e foram adquiridos pela empresa há apenas cinco anos.

“Os tratores são de alto valor econômico e este tipo de furto causa impacto para o produtor que acaba precisando repor o maquinário. Normalmente, esses furtos acontecem de maneira silenciosa e sem deixar vestígios no momento da ação criminosa. Os suspeitos estacionam os tratores numa prancha para conseguir levá-los”, detalha o delegado a respeito do modus operandi comum a autores de roubo de maquinário pesado.

Recuperação

Com os levantamentos, os policiais descobriram o suposto paradeiro de dois dos tratores e conseguiram recuperá-los após um fim de semana de buscas pela região próxima a Luizlândia do Oeste, distrito nos limites de João Pinheiro. Os criminosos esconderam os dois veículos em uma área de reflorestamento e os deixaram cobertos por árvores como uma forma de disfarce. “Os tratores foram encontrados em uma fazenda de reflorestamento às margens da rodovia MG-408. Eles estavam abandonados, escondidos no mato”, declarou Matoso.

O terceiro trator que está desaparecido pode ter sido encomendado aos suspeitos que o repassaram logo após o roubo. “Nós temos a informação de que esse terceiro foi vendido. Estamos levantando informações a respeito do receptador e do paradeiro. Acreditamos que ele esteja na região”, concluiu.

Um inquérito policial ainda está aberto para apurar os autores do crime, possíveis receptadores dos tratores roubados e identificar se o roubo de tratores nas proximidades de João Pinheiro é coordenado ou não por um quadrilha.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo