JustiçaÚltimas notícias

De Olho no Futuro: Procon Mirim Chega às Escolas de João Pinheiro para Educar Jovens Consumidores

De Olho no Futuro: Procon Mirim Chega às Escolas de João Pinheiro para Educar Jovens Consumidores

Iniciativa do Ministério Público e da Prefeitura capacita professores e leva educação financeira, direitos e ética para crianças de 7 a 12 anos em nove escolas municipais.

Antes mesmo de aprender a tabuada, a maioria das crianças já é um consumidor em potencial. Seja pedindo um brinquedo na loja ou escolhendo um lanche, as decisões de consumo fazem parte do dia a dia. É nesse cenário que surge o Procon Mirim em João Pinheiro, um projeto que aposta na educação como a chave para formar cidadãos mais conscientes e responsáveis desde a infância.


O Procon Mirim, uma iniciativa educacional do Procon-MPMG (órgão do Ministério Público de Minas Gerais), está sendo implementado no município com o apoio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor local e da Secretaria Municipal de Educação. O programa é voltado para crianças de 7 a 12 anos e tem uma missão clara: despertar a consciência sobre os direitos do consumidor de forma lúdica e interativa, promovendo noções de responsabilidade, ética e cidadania dentro da sala de aula.

A aposta do projeto é na capacitação de educadores, que se tornam multiplicadores do conhecimento. Por meio de um curso a distância e de materiais pedagógicos exclusivos, os professores aprendem a abordar conceitos complexos de forma acessível para os estudantes. Nesta primeira fase em João Pinheiro, o Treinamento de Multiplicadores foi concluído, e cada uma das nove escolas municipais participantes recebeu exemplares da cartilha “Procon Mirim: formando consumidores conscientes”. A revista em quadrinhos servirá de guia para as atividades com os alunos, tornando o aprendizado divertido e visualmente atraente.

Segundo o promotor de Justiça Flávio Barreto Feres, que esteve presente na entrega do material, o projeto foi “muito bem acolhido pela sociedade pinheirense”. Ele destacou que a metodologia inovadora e lúdica “despertou o interesse das crianças e o engajamento dos professores”, o que certamente “resultará em importantes benefícios no futuro”. O secretário municipal de Educação, Éder da Silveira Martins, reforça a importância da iniciativa, que capacita crianças e jovens em temas como educação financeira e consumo consciente, além de dar suporte aos educadores para que continuem multiplicando os conceitos.

A coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação, Janaína Aparecida Vaz de Almeida Lima, resumiu a essência do programa ao afirmar que ele ensina as crianças que “consumir vai além de comprar”. O projeto, segundo ela, aborda a responsabilidade ambiental, social e econômica, contribuindo para a formação de consumidores críticos e, acima de tudo, responsáveis.


Em um mundo cada vez mais movido pelo consumo, a aposta em educar as futuras gerações sobre seus direitos e deveres se mostra um investimento estratégico no futuro da sociedade. A iniciativa de João Pinheiro reconhece que a mudança de mentalidade começa cedo e pode ter um impacto duradouro.

A pergunta que fica é: ao capacitar as crianças de hoje, João Pinheiro está construindo a base para uma sociedade mais ética e justa amanhã?

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *