Política

Chapada Gaúcha, Santa Fé de Minas e Uruana de Minas entre as 30 Cidades Mineiras Beneficiadas com Parabólicas Digitais Gratuitas

Programa “Brasil Antenado”, do Ministério das Comunicações, executado pela EAF, começa a instalar equipamentos em residências de famílias de baixa renda com sinal precário ou inexistente de TV aberta. Agendamento já pode ser feito.

Uma excelente notícia para milhares de famílias mineiras: a partir desta segunda-feira (14), o programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações (MCom) e executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), começou a disponibilizar e instalar gratuitamente a nova parabólica digital em residências de baixa renda. A iniciativa visa atender áreas onde a cobertura de TV aberta é inexistente ou precária, garantindo acesso à informação e entretenimento com qualidade.


Minas Gerais Lidera com 30 Municípios Contemplados

Em Minas Gerais, 30 municípios serão beneficiados por essa importante ação de inclusão digital. Entre as cidades que receberão o sinal em alta definição, destacam-se Chapada Gaúcha, Santa Fé de Minas e Uruana de Minas, que agora terão acesso a uma programação com som e imagem de alta qualidade, maior estabilidade de sinal e até 100 canais gratuitos.

O cronograma do “Brasil Antenado” foi dividido em três fases e se estenderá até abril de 2026. A primeira etapa (Etapa A), que começou em 14 de julho, contempla 77 cidades em seis estados. As etapas B e C seguirão nos próximos meses, ampliando o alcance do programa. Ao todo, 323 cidades em 16 estados brasileiros serão contempladas.


Como Garantir a Sua Parabólica Digital Gratuita

A instalação da parabólica digital é gratuita e destinada a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Para agendar, os beneficiários podem acessar o site oficial do programa, brasilantenado.org.br, ou ligar para o telefone 0800 729 2404, que também aceita mensagens via WhatsApp. Todo o processo, incluindo o fornecimento e a instalação do novo equipamento, não tem custo para as famílias.

Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações, explica que o “Brasil Antenado” foca nas áreas sem ou com sinal limitado de TV, diferentemente do programa anterior (Siga Antenado), que substituía parabólicas antigas. “Trata-se de uma política essencial de inclusão social e digital”, reforça o ministro.

Leandro Guerra, CEO da EAF – organização criada por determinação da Anatel após o leilão do 5G e formada pelas operadoras Claro, Tim e Vivo –, destaca que o programa “representa o nosso compromisso com a inclusão e o acesso à informação como direito”.

A iniciativa é viabilizada pela Portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025, e reforça o compromisso de garantir o acesso à informação como um direito fundamental, especialmente em regiões onde o sinal televisivo era insuficiente ou inexistente.

A lista completa dos municípios mineiros beneficiados inclui: Águas Vermelhas, Angelândia, Aricanduva, Cachoeira de Pajeú, Catuji, Chapada Gaúcha, Couto de Magalhães de Minas, Franciscópolis, Goiabeira, Grão Mogol, Indaiabira, Medina, Miravânia, Monte Formoso, Ninheira, Nova Belém, Novo Oriente de Minas, Padre Carvalho, Palmópolis, Ponto dos Volantes, Riacho dos Machados, Santa Cruz de Salinas, Santa Fé de Minas, Santa Rita de Jacutinga, Santa Rita do Itueto, São João das Missões, Serranópolis de Minas, Setubinha, Uruana de Minas e Vargem Grande do Rio Pardo.

Você já verificou se sua cidade está na lista e se você tem direito a essa nova tecnologia? É uma grande oportunidade de modernizar o acesso à TV em sua casa!

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *