Ouro Preto parada no tempo esgoto e lançado diretamente nos córregos
De acordo com a prefeitura, menos de 2% do esgoto da cidade é tratado, Ouro Preto tem 70 mil habitantes e recebe meio milhão de turistas por ano.
Em 1933, o esgoto era lançado diretamente em um córrego que passa a poucos metros de uma igreja, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, a casa religiosa que em 2019 e uma das atrações barrocas mais visitadas de Ouro Preto, continua sofrendo com a situação do esgoto que teve início no século XVIII, e chegou ao século XXI, sem nada ter sido feito para resolver a situação vergonhosa.
De acordo com um estudo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Existe cerca de 22,5 mil instalações de coleta da sede e dos distritos. Mas que apenas dois vilarejos “São Bartolomeu, que possui cerca de 500 habitantes, e de Miguel Bournier, que tem por volta de 800 moradores, contam com o serviço de tratamento de esgoto.
Ouro Preto é um município brasileiro localizado no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Sua população estimada em 2018 era de cerca de 74 mil habitantes.
O município foi fundado em 1711, por meio da fusão de diversos arraiais, fundados por bandeirantes. No município, há treze distritos: Amarantina, Antônio Pereira, Cachoeira do Campo, Engenheiro Correia, Glaura, Lavras Novas, Miguel Burnier, Santa Rita de Ouro Preto, Santo Antônio do Leite, Santo Antônio do Salto, São Bartolomeu e Rodrigo Silva, além da sede.
Ouro Preto localiza-se em uma das principais áreas do ciclo do ouro. Oficialmente, foram enviadas a Portugal 800 toneladas de ouro no século XVIII, isso sem contar o que circulou de maneira ilegal, nem o que permaneceu na colônia, como por exemplo o ouro empregado na ornamentação das igrejas.
O município chegou a ser a cidade mais populosa da América Latina, contando com cerca de 40 mil pessoas em 1730 e, décadas após, 80 mil, mas é bom lembrar que a área de Villa Rica/Ouro Preto era muito maior englobando as atuais Congonhas, Ouro Branco e Itabirito. Àquela época, a população de Nova York era de menos da metade desse número de habitantes e a população de São Paulo não ultrapassava 8 mil.
A Cidade Histórica foi o primeiro sítio brasileiro considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO, título que recebeu em 1980.[8] Foi considerada patrimônio estadual em 1933 e monumento nacional em 1938.
Ouro Preto conta com um dos mais antigos sistemas de água e esgoto do Brasil. Ele foi criado em 1890 e os chamados “tanques de desinfecção”, localizados no bairro da Barra, podem ser considerados como a primeira estação de tratamento do estado. Porém, no século XX, o funcionamento foi interrompido.
Comentários