Primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil. Homem de 61 anos vive em São Paulo
Paciente pode ter sido contaminado com vírus na região da Lombardia, no norte da Itália , onde esteve a trabalhar.
O Ministério da Saúde do Brasil confirmou no final da noite desta terça-feira, 25, o primeiro caso de resultado positivo para testes de Coronavírus.
O paciente, um homem de 61 anos residente em São Paulo, passou por novos exames, de contraprova, que deverão ficar prontos ainda esta quarta-feira, 26.
O paciente pode ter sido contaminado na região da Lombardia, no norte da Itália, onde esteve a trabalho entre 9 e 21 deste mês, e onde grassa um forte surto da doença, originada na região de Wuhan, na China. Ele regressou ao Brasil no passado dia 21, sexta-feira, e começou imediatamente a sentir os sintomas da doença, febre, dores de garganta e tosse.
Procurando o Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, o paciente foi submetido a exames para diagnosticar diversos tipos de doenças com os mesmos sintomas, e, como todos deram negativo. Finalmente, foi submetido ao exame específico para o Coronavírus, que deu positivo.
O paciente está em isolamento absoluto, como recomenda o protocolo da OMS, Organização Mundial de Saúde, para o Coronavírus, e os seus familiares e amigos com quem teve contacto desde que voltou ao Brasil e até quando procurou o hospital, também passaram por exames, cujos resultados ainda não são conhecidos, e estão a ser monitorados.
O Ministério da Saúde, as secretarias estadual e municipal de Saúde de São Paulo e a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pediram à companhia aérea onde o paciente viajou da Itália para o Brasil a lista de todos os outros passageiros e tripulantes desse voo, para serem submetidos a exames.
Fechado para comentários.