fbpx
Últimas notícias

Brasil começa a registrar casos de Flurona, infecção por covid e gripe

Já existem brasileiros diagnosticados com Flurona, que testam positivo para covid e Influenza – ao mesmo tempo. O termo foi criado a partir da palavra “flu” (gripe, em inglês) e “rona” (de coronavírus).

Em São Paulo, a Secretaria Municipal da Saúde informou que desde 2020, dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe indicam 24 registros da dupla infecção.

No Ceará, foram confirmados três casos em dezembro: um homem de 52 anos, que não precisou ser hospitalizado; e duas crianças de um ano de idade, que já receberam alta.

Casos de pessoas que contraíram covid e gripe ao mesmo tempo estão sendo investigados pelas secretarias de Saúde de vários estados, como no Rio de Janeiro.

O virologista e professor da Universidade de Brasília, Bergmann Ribeiro, explica que a Flurona não é uma doença específica, e a coinfecção com dois vírus não é rara na medicina. Ele acrescenta que os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, e só mesmo um exame de laboratório pode confirmar casos de Flurona.

Já os sintomas de uma dupla infecção não são necessariamente mais graves, e podem até ser leves, mas isso depende da imunidade de cada pessoa. O virologista aponta os cuidados que se deve ter para evitar o duplo contágio, como o uso de máscaras e distanciamento social.

Bergamnn Ribeiro relata que, com as festas de fim de ano e a não obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes externos, o contágio subiu naturalmente. Ele informa que a redução do número de vacinados contra a gripe também é uma das causas para o registro de casos de Flurona no Brasil.

O primeiro caso de Flurona neste ano foi detectado em Israel, em uma mulher grávida não vacinada, de acordo com o Ministério da Saúde daquele país. Ela recebeu alta em 30 de dezembro, depois de tratada com sintomas leves. Os primeiros casos de Flurona já tinham sido detectados nos Estados Unidos em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo