Em cima do Fato

Bombeiros e Prefeitura Salvam Cavalo Caído em Fossa Alagada em Unaí

Animal de grande porte estava com água na altura do peito, e risco de desbarrancamento exigiu o uso de retroescavadeira para criar uma rampa de acesso seguro.

O Corpo de Bombeiros Militar de Unaí foi acionado pelo Centro de Atendimento e Despacho (CAD) para uma ocorrência de salvamento de animal, onde um cavalo de grande porte havia caído em uma abertura de fossa. Ao chegar ao local, a equipe constatou a gravidade da situação: o cavalo estava dentro do buraco, que se encontrava alagado, com a água atingindo a altura do peito do animal, o que representava um sério risco à sua integridade.

A situação apresentava um desafio operacional, pois o solo encharcado criava risco de desbarrancamento. Segundo os princípios de segurança operacional previstos na Instrução Técnica Operacional (ITO 25), o risco inviabilizava o ingresso seguro dos militares no interior da escavação.

  • Busca por Apoio: Diante disso, o Corpo de Bombeiros solicitou apoio imediato da Secretaria Municipal de Obras.
  • O Salvamento: A equipe da prefeitura disponibilizou uma retroescavadeira, que foi utilizada para escavar uma rampa de acesso.
  • Saída Segura: A criação da rampa possibilitou que o animal conseguisse sair do buraco sem a necessidade de manejo direto pelos militares.

O cavalo conseguiu sair da fossa de forma segura e foi colocado em local adequado, livre de risco imediato.

Os moradores foram devidamente orientados, conforme as diretrizes de prevenção da Diretoria de Atividades de Atendimento a Ocorrências (DIAO), quanto à necessidade de isolamento da área para evitar novos acidentes.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *