fbpx
Minas em Foco

Alerta da Defesa Civil: Chuvas Intensas em Minas Gerais nos Próximos Dias

Cedec e Corpo de Bombeiros orientam a população diante da previsão de chuvas com potencial de enxurradas e alagamentos

Com a possibilidade de chuvas intensas nos próximos dias em Minas Gerais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) emitiram um alerta à população. A previsão é resultado da atuação de um canal de umidade que está sobre o estado.

As chuvas, previstas para os dias 4 e 5 de janeiro, podem gerar acumulados pluviométricos consideráveis, aumentando o risco de enxurradas e alagamentos. O tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, destaca a importância de cautela por parte da população.

“Não tente atravessar enxurradas ou áreas alagadas, pois além de esconder buracos, a força da água pode acabar te arrastando. A opção mais segura é esperar em um local seguro até que o caminho seja liberado, ou até mesmo mudar o trajeto”, orienta.

Outro alerta é sobre o solo encharcado, aumentando o risco de deslizamentos de terra. Se sinais como trincas, rachaduras, portas e janelas emperradas forem observados, é recomendável acionar a Defesa Civil (199) para uma vistoria e sair da área afetada.

Para conscientizar a população, a Defesa Civil de Minas Gerais lançou a campanha “Cadastre Aí”, incentivando o cadastro no sistema de alertas do órgão. Basta enviar um SMS com o CEP do local desejado para o número 40199.

Além disso, a Defesa Civil Estadual compartilha dicas de segurança no Instagram (@defesacivil_mg) por meio do projeto “Você Mais Seguro”, abordando temas como alagamentos, enxurradas, vendavais e raios.

O Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alertam para um tempo instável nos próximos dias. Acumulados pluviométricos entre 80 e 125 milímetros são esperados em diversas regiões, com destaque para Noroeste, Norte, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Metropolitana de Belo Horizonte.

Bombeiros atenderam mais de 4,7 mil ocorrências em dezembro, com 120 chamadas apenas nos dias 31/12 e 1/1/2024 em Contagem e Betim, RMBH. Na Vila Marimbondo, Contagem, foram mais de 50 registros de pedidos de socorro relacionados à chuva.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo