fbpx
Últimas notícias

Submarino é encontrado em pedaços e empresa comunica a morte dos tripulantes

Parte dos destroços do submarino Oceangate Titan são encontradas, afirma especialista em mergulho e amigo de tripulantes à rede britânica BBC

Destroços do Titan foram encontrados a 500 metros da proa do Titanic, a 3.800 metros de profundidade. De acordo com a rede britânica BBC, o especialista em mergulho e amigo de dois tripulantes David Mearns afirmou que entre os destroços encontrados nesta quinta-feira (22), estão partes da estrutura do Titan, submarino da empresa Oceangate, desaparecido desde o último domingo (18).

A empresa responsável pelo submarino desaparecido no norte do Oceano Atlântico, a OceanGate, confirmou a morte dos cinco tripulantes que estavam a bordo do Titan. “Lamentamos morte da tripulação”, disse a empresa em comunicado enviado a CNN Internacional, nesta quinta-feira, 22. 

Mais cedo a Guarda Costeira dos Estados Unidos encontrou os destroços do Titan. Partes do submarino estavam a 500 metros de distância da proa do Titanic, a 3.800 metros de profundidade. “Os destroços são consistentes com uma perda catastrófica de pressão do submersível”, disse oficial da Guarda Costeira durante coletiva de imprensa. 

A embarcação responsável por encontrar os destroços foi o navio militar canadense Horizon Artic. Eles utilizaram o robô subaquático ‘Victor 6000‘. Ele é um veículo submarino operado remotamente (ROV) utilizado para exploração e pesquisa nas profundezas do oceano.

As vítimas do acidente são o bilionário britânico Hamish Harding, 58, o empresário paquistanês Shahzada Dawood, 49, e e seu filho Suleiman Dawood,19, Paul-Henri Nargeolet, 73,  especialista nos destroços do Titanic e mergulhador, e Stockton Rush, 61, CEO da OceanGate Expeditions.

Na manhã de hoje, a sonda canadense Horizon Arctic, juntamente com 2 robôs especializados em exploração submarina, alcançaram a profundidade máxima do Oceano Atlântico dentro da área de busca designada, abrangendo aproximadamente 20 mil metros quadrados 

Entenda o caso

O submarino utilizado para expedições aos destroços do Titanic, que desapareceu, pertence à empresa OceanGate. Os destroços do famoso navio, que afundou em 1912, estão localizados a aproximadamente 600 km da costa do Canadá a 3.800 metros de profundidade. 

veículo desapareceu no domingo, 18. A comunicação com o subersível foi perdidade a 1h45m do início da expedição, mas a empresa só notificou as autoridades sobre o desaparecimento 8 horas depois. As guardas costeiras dos Estados Unidos e do Canadá realizaram operações de busca e resgate com helicópteros, navios e sondas controladas remotamente. Inicialmente temia-se que a tripulação ficasse sem oxigênio já que o submersível tinha capacidade de oxigênio para 96 horas. 

A OceanGate cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) por passageiro para participar de suas expedições e ter a oportunidade de observar os destroços do navio. O submersível levava em média  2,5 horas para chegar ao local dos destroços, que se encontra a uma profundidade de 3.800 metros no Oceano Atlântico.

Novas imagens 3D impressionantes do Titanic revelam o navio afundado como nunca antes visto.

Uma equipe de pesquisadores escaneou cada centímetro do lendário naufrágio e reuniu 700.000 imagens para proporcionar a vista subaquática mais detalhada já tirada do naufrágio.

Proporciona uma vista 3D única de todo o navio, o que permite vê-lo como se a água tivesse sido drenada e provavelmente isto poderia revelar novas pistas sobre como ele chegou a afundar-se na sua viagem inaugural em 1912.

Um nível de detalhe que nunca tinha sido capturado antes.

A produtora de televisão Atlantic Productions e a empresa de mapeamento de águas profundas Magellan, ambas com sede no Reino Unido, foram responsáveis por este projecto.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo