fbpx
Plantão de Polícia

Homem é autuado e multado em R$ 30 mil após ostentar fotos de Tatu-canastra abatido nas redes sociais em Paracatu

Em Paracatu, no último sábado dia 17 de junho de 2023, por volta das 10h, a Polícia Militar, recebeu uma denúncia sobre um cidadão que estava ostentando nas redes sociais sobre a captura de um Tatu-canastra.

Com as informações sobre as caraterísticas do suspeito e do local do ocorrido, a equipe de policiamento de meio ambiente compareceu ao local para averiguação dos fatos.

Em contato com o cidadão suspeito, e cientificado sobre o ocorrido, ele assumiu que cometeu tal ato. Alegou que não é praticante de caça a animais silvestres.

Durante uma vistoria nas imediações do imóvel rural, foi encontrado, aos fundos, no quintal, jogado ao solo, um casco ou carcaça de Tatu-canastra, semelhante ao exibido nas fotos nas redes sociais.

Na varanda da casa, aos fundos, foi encontrada uma gaiola, com um Papagaio Galego, em cativeiro. Também, ali próximo foram encontradas 02 (duas) redes de emalhar. Diante da situação, o autor do fato recebeu voz de prisão em flagrante delito.

Por se tratar de infração penal de menor potencial ofensivo, ele firmou o compromisso, no Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), para comparecer em audiência no juizados especiais, em data previamente agendada, não sendo necessário encaminha-lo a delegacia de polícia Civil para lavratura de auto de prisão em flagrante.

Em relação às medidas ambientais, por se tratar de animais silvestres em extinção, tanto o Tatu-canastra e o Papagaio Galego, o autor do fato foi autuado administrativamente, conforme as infrações ambientais correspondentes, as quais poderão chegar ao valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) aproximando mente.

O Papagaio foi apreendido, após avaliação veterinária favorável, poderá ser realizada a soltura no habitat natural.

Quanto a carne de Tatu e a carcaça, após periciados, serão descartados no aterro sanitário de Paracatu. As redes de emalhar ficará em depósito e posteriormente poderão ser destruídas.

Por último, o cidadão foi orientado quanto aos seus direitos legais perante ao órgão ambiental. Em especial o seu direito de defesa administrativa.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo