fbpx
Minas em Foco

Operação no Noroeste resulta em prisão de integrantes de grupo criminoso que roubava máquinas agrícolas em Paracatu e Unaí

Na região Noroeste do estado, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17/5), a operação Harvest Time, com foco em uma organização criminosa especializada na subtração de tratores e peças de máquinas agrícolas em fazendas situadas na zona rural dos municípios de Unaí, Bonfinópolis de Minas e Buritizeiro.

Na oportunidade, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliares e outros três de prisão preventiva contra integrantes do grupo investigado, nas cidades de Unaí e Paracatu.

Conforme apurado, a organização criminosa havia se estruturado em Unaí, desde 2021, com o objetivo de obter lucro, em larga escala, mediante a subtração e comercialização de tratores e peças de propriedade rurais, contabilizando-se um prejuízo superior a R$ 2 milhões para as vítimas.

Ainda segundo investigações, os suspeitos eram profissionais que trabalhavam como prestadores de serviços agrícolas para as vítimas, o que facilitava o acesso e mapeamento das propriedades rurais alvos dos crimes.

As peças subtraídas eram vendidas a produtores de outras regiões ou utilizadas para modificação de tratores produtos de crime, conferindo falsos indícios de legitimidade aos compradores interessados.

Com base nos elementos probatórios reunidos durante as investigações, iniciadas há cerca de seis meses, a PCMG irá concluir de uma só vez 11 inquéritos instaurados para apurar os diversos crimes cometidos pelo grupo.

Prisões

Os três presos durante a ação, de 23, 30 e 32 anos, serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, adulteração de veículo automotor e furto qualificado por diversas vezes. As pessoas identificadas como receptadoras dos produtos subtraídos pelo grupo investigado também serão indiciadas por receptação.

As investigações, coordenadas pela delegada Gabriela Mol Câmara, tramitam no âmbito da Delegacia de Polícia em Unaí. Já a operação contou com a participação de 40 policiais civis.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo