fbpx
Plantão de Polícia

Bandidos ligam para clientes do Banco do Brasil para aplicar golpes em João Pinheiro

Você já recebeu uma ligação dizendo que era do banco ou de uma empresa de confiança, mas logo percebeu que se tratava de um golpe? Você não está sozinho. Os golpes da falsa central de atendimento ou do falso funcionário foi assunto em João Pinheiro, durante a semana.

O jornalista Jeferson Sputnik, foi informado na tarde desta sexta-feira (03) que vários clientes do Banco do Brasil, receberam durante a semana ligações de um numero semelhante há um que no passado foi utilizado pelo Banco (38) 3561-1377, e na abordagem se passando por um falso funcionário do banco ele informa que sua conta foi invadida, clonada ou teve outro problema e, a partir daí, solicita dados pessoais e até a instalação de um aplicativo AnyDesk, que da ao autor o livre acesso ao aparelho celular o computadores.

AnyDesk é um aplicativo de desktop remoto distribuído pela AnyDesk Software GmbH. O programa de software proprietário fornece acesso remoto independente de plataforma a computadores pessoais e outros dispositivos que executam o aplicativo host. Oferece controle remoto, transferência de arquivos e funcionalidade VPN.

Em muitos casos, é solicitado que o cliente ligue na central do banco, no número que aparece atrás do cartão de crédito, mas o fraudador continua prendendo a linha para simular o atendimento da central e pedir os dados da sua conta, dos seus cartões e, principalmente, a sua senha quando você a digitar.

Em outros casos, os golpistas telefonam para o celular da vítima e mascaram o número da ligação como se fosse o da Central de Atendimento. Os detalhes são tantos, que os golpistas utilizam recursos tecnológicos, como gravações e menus para aumentar a sua confiança e a partir daí solicitam senhas, atualização de sistemas ou liberação de equipamentos.

Muitas vezes durante o “atendimento”, são repassados endereços eletrônicos espúrios como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”, para que o cliente realize atualização e liberação de dispositivos, induzindo o cliente a digitar seus dados de segurança e acesso à conta.

Contra golpes bancários, informação é proteção

Para que as estratégias deem certo, os criminosos contam com um fator essencial: a falta de conhecimento das pessoas sobre o crime. Por isso, é tão importante orientar as pessoas que estão a nossa volta, familiares, amigos e conhecidos. As fraudes mudam todo dia, a melhor forma de prevenção é se manter informado.

Cliente BB tem proteção reforçada

Se receber esse tipo de contato, desconfie na hora. Desligue e entre em contato pelos canais oficiais do BB para verificar se algo realmente aconteceu com sua conta. Lembre-se de utilizar outro aparelho telefônico para fazer a ligação, de preferência um telefone celular ao invés do telefone fixo, para evitar que os golpistas permaneçam na linha, se passem pela Central e efetivem o golpe.

Fique atento as dicas!

A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Por isso participe, envie sugestões e comente! E claro, compartilhe as informações!

  • O BB nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão ou para pedir que realize transferências para teste ou para regularizar ou estornar valores em sua conta.
  •   O BB não entra em contato para atualização/recadastramento de módulo de segurança, computadores, celulares e senhas e nem para a instalação de softwares ou componentes em navegadores.
  •   Acesse o BB pelo domínio (https://bb.com.br) e só instale aplicativos fornecidos pelas lojas oficiais.
  • Nunca repasse informações confidenciais, tal como senhas em sites desconhecidos ou aplicativos diferentes dos oficiais.
  • O telefone 4004 0001 é um número para você ligar para a nossa Central, mas o banco não realiza ligações a partir desse número.

A gente faz de tudo para te alertar e te proteger.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse:

Página do BB: www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/bb-seguranca

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo