fbpx
Justiça

Advogado diz ter sido constrangido e Lei que transforma RPV em Precatória é aprovado por 11×0 na Câmara Municipal de João Pinheiro

Foi aprovador o projeto de lei 027/2023 na Câmara Municipal de João Pinheiro, durante a Reunião Ordinária, realizada nesta segunda-feira (27) às 08h. Trata-se da PL 027 que dispõe sobre o pagamento de débitos ou obrigações do município de João Pinheiro, nos termos do Art.. 100, parágrafo 3º e 4 º, da Constituição Federal, decorrentes de decisões judiciais considerados de pequeno valor (RPV) e passam agora a ser pagas em precatórias.

A polêmica Lei, levou dezenas de pessoas ao plenário da câmara Municipal, e vários questionamentos, surgiram sobre o então projeto que foi aprovado por 11votos a 0, não contando apenas com a votação do vereador Mario Luiz, que deixou a reunião antes da votação por compromissos profissionais e do presidente da mesa que não vota.

Representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de João Pinheiro (SINDSJOP), tentaram convencer os legisladores e também ao Prefeito Municipal, Edmar Xavier, que esteve presente na reunião defendendo a aprovação do projeto de sua autoria, mas sem sucesso.

O Advogado do sindicato e também o Senhor Elmo, sindicalista, fizeram uso da tribuna, e alegaram que o projeto, dá ao executivo a condição de empurrar dividas ou obrigações com servidores, comerciantes entre outros, por anos, através de precatórias.

Pagamentos das dívidas e obrigações municipais, de Requisições de Pequeno Valor (RPV) que antes tinham um teto de até 30 salários mínimos, passa a ter um teto de pouco mais de 7 mil reais, que podem ser pagos em precatórias.

Durante a reunião o Advogado Douto Ricardo Tavares, teve seus honorários questionados pelo Vereador Cabo Vieira e pelo Prefeito Edmar Xavier, sobre os serviços prestados ao SINDSJOP, dando a entender que o representante jurídico do sindicato estaria trabalhando em desconformidade com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Em conversa com a redação do Sputnik Voz do Povo, o advogado disse que nunca passou por tamanho constrangimento, fato que o abalou emocionalmente pois esperava que os debates seriam em relação ao projeto de lei. Pois a sua exposição na casa, por parte dos citados teve apenas o intuito de denegri-lo e colocar sua moral em cheque, uma vez que ele não era pauta de discursão.

O vereador Cabo Vieira, chegou a falar em abrir uma investigação sobre prestação de serviços do advogado em relação ao Sindicato.

Assista parte da reunião que foi transmitida ao vivo no facebook.

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo