fbpx
Últimas notícias

OMS declara fim da emergência de saúde global por covid-19

Emergência durou três anos, um mês e 24 dias

Após três anos, um mês e 24 dias de pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o diretor da entidade, Tedros Adhanom anunciou, nesta sexta-feira (5), o fim da emergência de saúde global. 

“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que declarasse o fim da emergência de saúde pública de interesse internacional. Eu aceitei o conselho. É, portanto, com muita esperança, que declaro o fim da covid-19 como emergência de saúde global”.

A recomendação leva em conta a tendência de diminuição das mortes pela doença e a queda nas hospitalizações e internações nas UTIs, provocadas pelo alcance da vacinação, no mundo. No entanto, Tedros Adhanom fez um alerta: a covid continua existindo e “veio pra ficar”. 

“No entanto, isso não significa que a covid acabou como ameaça global à saúde. Enquanto falamos, milhares de pessoas, em todo o mundo, estão lutando por suas vidas em unidades de terapia intensiva. Outros milhões continuam a viver com doenças debilitantes, efeitos da condição pós-covid-19. Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco de surgimento de novas variantes, que causam novos surtos”.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Juarez Cunha, alerta que o fim da emergência em saúde não significa o fim da pandemia. E reforça a importância da vacinação para a decisão da OMS. 

“Reforçar a necessidade de continuarmos utilizando as vacinas, pois elas protegem para as formas graves e mortes. Principalmente porque o fim da emergência de saúde pública não significa que terminou a pandemia. A pandemia continua, continuam os casos de covid, continua o aparecimento de novas variantes… então, a gente tem que ficar muito atento”.

Ao anunciar a decisão, o diretor da OMS ainda enfatizou que a emergência pode voltar a ser declarada, se necessário, sobretudo se surgir alguma nova variante de alto impacto. 

O novo coronavírus foi identificado pela primeira vez, na cidade de Wuhan, na China, no fim de 2019. Rapidamente começou a se espalhar pelo mundo e, por isso, a OMS declarou a emergência de saúde pública global, por covid-19, em março de 2020. 

De acordo com a OMS, desde então o mundo registrou mais de 700 milhões de casos de covid-19. E quase sete milhões de pessoas morreram por complicações da doença.  

No Brasil, o vírus levou a vida de mais de 700 mil pessoas. Após o anúncio da OMS, o presidente Lula fez um apelo, nas redes sociais, para que a população tome as doses de reforço e mantenha o esquema vacinal sempre completo. 

Cobertura do Sputnik Voz do Povo

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Sputnik Voz do Povo, nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected]

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem por meio do WhatsApp do Sputnik Voz do Povo: (38) 9.98070292.

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo