fbpx
Últimas notícias

História Hoje: há 65 anos, Sputnik 1 retornava à Terra

Lua artificial. Assim ficou conhecida a cápsula Sputnik 1, da União Soviética. O artefato entrou para a história como o primeiro satélite artificial da Terra. Depois de três meses no espaço, a Sputnik 1 foi pulverizada no momento em que voltou à atmosfera terrestre em 4 de janeiro de 1958.

A Sputnik 1 foi enviada para orbitar a Terra em outubro de 1957. O lançamento ocorreu a partir do Cosmódromo de Baikonur, na então República Socialista Soviética do Cazaquistão.

A renovação tecnológica da União Soviética surpreendeu os Estados Unidos e deu início à corrida espacial no auge da Guerra Fria. O evento fez parte da celebração do Ano Internacional da Geofísica, da Organização das Nações Unidas.

Aquele período tinha sido considerado como ideal para estudar a Terra e o Sistema Solar. A Sputnik 1 girava em torno da Terra a uma altura estimada de até 900 quilômetros e dava a volta ao mundo a cada 95 minutos.

A estrutura esférica, com pouco mais de 83 quilos, não levava instrumentos científicos modernos, nem de captação de imagens. Mesmo com tecnologia limitada, os pesquisadores realizaram estudos com dados de sinais de rádio e de temperatura e pressão. Os transmissores de satélite operaram por três semanas.

A missão do primeiro objeto feito pelo homem enviado à órbita da Terra chegou ao fim em 92 dias após o lançamento. A Sputnik completou cerca de 1.400 órbitas da Terra, percorrendo um total de 70 milhões de quilômetros.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo