fbpx
Minas em Foco

MPMG realiza campanha, em Paracatu, para alertar população sobre lotes e imóveis em loteamentos irregulares

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Paracatu, em parceria com o Centralseg e a Polícia Militar Ambiental, está realizando uma campanha educativa para alertar a população com o objetivo de evitar a compra de lotes ou imóveis localizados em loteamentos irregulares.  

Nessa primeira etapa, estão sendo afixados outdoors na cidade. De acordo com a promotora de Justiça Mariana Duarte Leão, o parcela­mento do solo para fins ur­banos, segundo a sistemática da Lei Fede­ral nº 6.766/79, só pode ser concretizado nas zonas urba­nas ou de expansão urbana. Na Zona Rural, nenhum terreno pode ser loteado ou desmembrado para fins urbanos, ou seja, para a implantação de novo núcleo residencial, comercial, industrial ou de lazer.  

A venda de fração ideal de terras parceladas irregularmente não pode ser objeto de registro imobiliário, porque frauda a legislação específica. Além disso, os compradores podem se ver privados de serviços de fornecimento de água, energia elétrica, coleta de lixo e até mesmo perder a posse da terra.  

A promotora de Justiça explica ainda que, em Paracatu, os loteadores têm feito, aos compradores, falsas promessas de executar toda a infraestrutura dos loteamentos. “Os consumidores estão sendo prejudicados financeiramente e ainda correm o risco de ficar sem a propriedade e ter sérios problemas com a lei”, comenta. 

Segundo Mariana, sob a ótica penal, considera-se crime contra a Administração Pública (art. 50, I, c.c. art. 3º, caput, Lei 6766/79) execu­tar parcela­mento do solo, para fins urbanos, em zona rural, onde não se admite essa prática, ainda que seja para chácaras ou sítios de recreio (RT 666/286 – TJSP – rel. Des. Péricles Piza – j. 29/10/90), pois essa atividade de lazer é tipicamente urbana e muitos lotes estão situados em áreas de preservação ambiental, sendo crime a intervenção no local. 

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo