fbpx
Justiça

Tratamento do esgoto é pauta de encontros da Copasa com a população de Luizlândia do Oeste 

Companhia promoveu palestras em instituição de ensino e encontro com lideranças locais 

A Copasa, por meio da Unidade de Negócio Oeste (UNOE), promoveu durante toda quarta-feira (25/10), em Luizlândia do Oeste, distrito pertencente a João Pinheiro, diferentes atividades de conscientização quanto à importância do saneamento básico para a qualidade de vida. Duas palestras foram ministradas para cerca de 60 estudantes da Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela, e uma reunião com a população local e lideranças comunitárias foi feita na Escola Municipal Uvaldina Marques.  

Por meio do Programa Chuá, projeto de educação sanitária e ambiental da companhia, o assistente socioambiental Daniel Rabelo comandou uma palestra para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 12 anos. Na oportunidade, ele explicou e tirou dúvidas dos discentes sobre como é feito o tratamento da água e do esgoto, como o saneamento básico contribui para a saúde da população, para o desenvolvimento socioeconômico e com a preservação da natureza, e como cuidar dos recursos naturais garante que as gerações futuras também tenham acesso a eles.  

Para Daniel, as palestras ampliam o conhecimento da comunidade escolar. “Ajuda a entender a relevância do tratamento da água e do esgoto ao mesmo tempo que reforça a importância do meio ambiente, já que é nele que encontramos o nosso bem precioso: a água. Também reforça que todos precisam fazer sua parte quando o assunto é saneamento, por exemplo, utilizando corretamente as redes coletoras, para evitar entupimentos”. Disse.  A professora de Língua Portuguesa Jane Gonçalves acompanhou uma das turmas. Ela classificou o Programa Chuá como extremamente necessário para conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental. “Quanto mais cedo o projeto for desenvolvido nas escolas, melhor será o resultado que todos nós esperamos de nossas crianças. Com conscientização elas se tornarão adultos responsáveis”, disse.  

No período da tarde, representantes da empresa de saneamento se reuniram na Escola Municipal Uvaldina Marques. O encontro foi conduzido pelo técnico em tratamento de esgoto, Gilberto Franklin. Na oportunidade ele explicou para os profissionais da educação, líderes comunitários e moradores locais presentes, a importância de os imóveis estarem corretamente ligados às redes de esgoto da Copasa, os benefícios que o tratamento do esgoto proporciona ao município e à população, o porquê de não se poder jogar objetos sólidos e óleo em ralos e vasos sanitários, além de explicar porque não se deve conduzir a água da chuva para as redes coletoras.  

Gilberto pontuou os benefícios da realização do encontro. “É importante para que a população se conscientize sobre o tratamento de esgoto, entendendo como é feito e o que interfere negativamente nesse processo. A troca de informações permitirá sempre a melhoria e evolução dos nossos serviços para atender bem nossos clientes.” falou.    

Além de Daniel e Gilberto, também participaram da mobilização na comunidade o supervisor socioambiental Fernando Corrêa; o encarregado do sistema de João Pinheiro, Mizael Rocha; o assistente administrativo Juliano Miranda; a atendente comercial Armênia Muniz; e o operador do sistema de esgoto, Paulo Henrique Dias.   

Histórico 

A Copasa está em Luizlândia do Oeste, popularmente conhecida como “JK”, desde 1988, quando começou a captar, tratar e distribuir água de qualidade aos moradores. Em outubro de 2011, a Companhia iniciou o serviço de esgotamento sanitário na localidade.  

Programa Chuá 

O Programa Chuá de Educação Sanitária e Ambiental foi desenvolvido há mais de 30 anos pela Companhia, a fim de levar os estudantes para conhecer as Estações de Tratamento de Água (ETA) e de Esgoto (ETE) dos municípios, para evidenciar a importância do saneamento básico. Mais tarde, abriu as portas também para a população em geral. Visa à sensibilização e conscientização das comunidades pertencentes às microbacias dos municípios que o integram, levando informações e conhecimento sobre a relação entre a saúde, o saneamento e o meio ambiente. 

Pró-Mananciais 

Atualmente o Programa Chuá é custeado pelo Pró-Mananciais, que foi criado em 2017 para proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos utilizados na captação de água para tratamento e distribuição ao público. Atuando na mobilização da comunidade e de instituições parceiras, com o objetivo de construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia da região onde está inserida, a iniciativa conta com aprovação da Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) e está presente em 275 municípios em que a companhia detém a concessão dos serviços. 

Visitas porta a porta 

A equipe socioambiental da Copasa esteve nos dias 17 e 18 de outubro, em Luizlândia do Oeste e na cidade de São Gonçalo do Abaeté, com o objetivo de conversar com moradores que vivem nas proximidades das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) sobre a prestação do serviço e seus benefícios para a saúde, meio ambiente e economia da região.  

Em cada uma das localidades, 25 imóveis foram visitados. Porta a porta, os empregados da companhia pesquisaram se o odor inerente ao processo de tratamento do esgoto chegava até as residências; explicaram a relevância de utilizar as redes coletoras corretamente, não jogando objetos sólidos nos ralos e vasos sanitários; discorreram sobre a importância de ter o ramal interno conectado à tubulação da empresa; explicaram as vantagens de poder contar com o serviço e seus benefícios; e apresentaram os canais de relacionamento. 

Além das visitas aos 50 imóveis localizados nas proximidades das ETEs, os representantes da Companhia aproveitaram a oportunidade para distribuir 500 malas diretas com conteúdo educativo sobre a utilização correta das redes de esgoto por bairros que também estavam perto das unidades de tratamentos de ambos os locais. 

Agenda ESG E ODS 

A atuação socioambiental da Copasa é pautada na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. 

Os programas Chuá e Pró-Mananciais integram a Agenda ESG da Copasa, sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa. Esse termo tornou-se uma forma de se referir ao que empresas e entidades estão fazendo para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de forma correta. 

O Chuá está alinhado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e em seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além dos dez princípios do Pacto Global. No caso, o Chuá Socioambiental está alinhado ao ODS 6 – Água e Saneamento, que tem entre suas metas assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento. 

Já o Pró-Mananciais integra os ODS 6, 13 e 15, na promoção da proteção, da preservação e da recuperação de microbacias hidrográficas e de áreas de recarga dos aquíferos utilizados pela Copasa para o abastecimento público, bem como a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.  

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo