fbpx
Justiça

Presente em todos os aniversários da cidade, morador de João Pinheiro completa 111 anos

Abílio Borges nasceu no dia 9 de setembro de 1911, no mesmo ano em que João Pinheiro foi emancipada. Lúcido, vive uma vida tranquila, aos cuidados de uma das filhas, de 74 anos.

João Pinheiro, município no Noroeste de Minas, e Abílio Borges Moreira, pinheirense do Distrito de Santana dos Alegres, têm uma forte relação entre si. Ambos comemoram 111 anos de vida em 2022. E, por capricho do destino, quase na mesma data.

Na última sexta-feira (9), o ilustre e longevo cidadão festejou seu nascimento. Ao longo de mais de um século e uma década de história, Abílio teve 13 filhos, 84 netos, 165 bisnetos e 9 tataranetos. Além da família numerosa, incontáveis também são as memórias que construiu no decorrer da vida, que se confunde com a trajetória da cidade.

História

Embora a data oficial de emancipação de João Pinheiro seja 30 de agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as festividades de aniversário do município tradicionalmente ocorrem no dia 10 de setembro, que é feriado. Com isso, desde 1911, Abílio presenciou todas as bodas da cidade, de onde nunca se mudou.

Quando mais jovem, trabalhou na zona rural, transportando gado entre as fazendas da região. Nessa época, se casou com Maria José de Camargo, de quem é viúvo há mais de 50 anos, naquele que foi seu único relacionamento matrimonial.

Hoje, ele vive dias tranquilos na casa em que mora, no Centro de João Pinheiro. A filha Sebastiana, de 74 anos, é quem passa mais tempo nos cuidados dele, que gosta de passar as manhãs pegando sol na varanda do imóvel.

Com a idade avançada, o tempo deixou as marcas que dele são esperadas. Seu Abílio tem dificuldades para andar sozinho e escuta pouco. Mesmo assim, ainda aproveita o sabor de uma cerveja preta e do café, suas bebidas preferidas.

Memória viva

Acima de tudo, o que mais resistiu à passagem dos anos foi a memória de Abílio. Entre os fatos marcantes de que se lembra, está o pouso do primeiro avião a passar pela cidade, há mais de meio século.

Segundo um dos netos do pinheirense, Marcelo Moura, de 35 anos, muitos conterrâneos recorrem ao avô para buscar lembranças genealógicas.

“Sempre vão muitas pessoas lá na casa do meu avô pra saber a história dos familiares deles. Eles perguntam ‘o senhor conheceu o meu avô? Como que ele era?’. É muito legal participar disso, e ele tem a memória muito boa”, continua o neto.

Com tantas fatos para contar, a família diz se orgulhar em poder conviver com um representante ativo da história de João Pinheiro.

“Dá uma felicidade muito grande ao ver que alguém do meu sangue significa muito, não só para nós, mas para muitas pessoas. Ele é um guia para buscar sobre a história pinheirense, finaliza Marcelo.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 12Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo