fbpx
Últimas notícias

Mais de 93% das mulheres, de 50 a 69 anos, fizeram mamografia em 2021

Pesquisa do Ministério da Saúde mostra aumento da procura pelo exame

Prevenir é sempre o melhor remédio. Esse ditado antigo, da época da vovó, nunca foi tão certo quando se fala em saúde da mulher. Os números apontam que as chances de cura dos cânceres femininos, como de mama e colo de útero, ultrapassam a casa dos 90% quando diagnosticados de forma precoce.

E parece que as mulheres estão se conscientizando cada vez mais disso. O Vigitel Brasil 2006-2021, que é um levantamento do Ministério da Saúde, apontou que a frequência de mulheres entre 50 e 69 anos que informaram ter realizado o exame de mamografia em algum momento da vida aumentou de cerca de 83%, em 2007, para mais de 93% em 2021.  

O ginecologista e obstetra Sérgio Podgaec, explicou que as campanhas que incentivam as mulheres a fazerem seus exames preventivos têm surtido efeito. E destacou como isso contribui para o tratamento e a cura de possíveis doenças.

O SUS – Sistema Único de Saúde oferece de forma gratuita, todos os exames de rastreio para saúde feminina. O Ministério da Saúde recomenda a realização de mamografia a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Já o Papanicolau deve ser realizado todos os anos por mulheres entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual. Caso haja 2 resultados normais, o teste pode ser feito a cada 3 anos.

O Vigitel integra uma série de publicações sobre várias doenças monitoradas pelo SUS. No caso dessa edição, o relatório apresenta informações atualizadas sobre frequência, distribuição e evolução desses exames realizados pelas mulheres das capitais dos estados e do Distrito Federal.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). – https://linktr.ee/JefersonSputnik – Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#saude #o #de #sa #bemestar #fitness #vidasaudavel #qualidadedevida #a #dieta #emagrecimento #treino #foco #emagrecer #brasil #academia #vel #vida #beleza #nutri #amor #fit #saudavel #alimentacaosaudavel #gym #estetica #nutricao #medicina #covid #lifestyle

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo