fbpx

Operção da PM e Gaeco cumpre 29 mandados de busca e apreensão, 13 mandados de prisão em João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Guarda-Mor e Uberaba

POLICIA MILITAR E GAECO REALIZAM MEGA OPERAÇÃO E DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA NO NOROESTE MINEIRO

Em João Pinheiro, na madrugada no dia 07/06/2022, a Policia Militar de Minas Gerais e o GAECO, (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), deflagraram a operaçao “La Catedral”. A operação é fruto do trabalho de inteligência desenvolvido pelo GAECO e seu objetivo foi desarticular uma organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas e outros crimes na cidade e região.

A ação contou com a participação de 2 promotores de justiça, de 105 policiais militares e ainda recebeu o suporte de uma aeronave e de dois cães farejadores da Polícia Militar. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão nas cidades de João Pinheiro, Brasilândia de Minas, Guarda-Mor e Uberaba. Além dessas prisões outras 4 pessoas foram presas em flagrante.

Diversos materiais relacionados aos crimes praticados pela organização criminosa foram aprendidos como aparelhos celulares, diversas drogas, armas de fogo, munições, aproximadamente R$7.000,00 em dinheiro, balança de precisão e anotações de controle do tráfico de drogas. Todos os materiais foram recolhidos para serem juntados à investigação que já dura aproximadamente 8 meses.

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, por seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, GAECO Regional de Paracatu e da 2ª Promotoria de Justiça de João Pinheiro/MG, com apoioda Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, do GAECO Regional de Uberaba e do NIC(Núcleo de Investigação Criminal) de João Pinheiro, deflagrou, na data de hoje, a Operação La Catedral, que visa desarticular as atividades do núcleo de uma das principais organizações criminosas responsável pelo tráfico de drogas e outros crimes na região de João Pinheiro/MG.

O nome da Operação faz referência à penitenciária colombiana La Catedral, local de onde um conhecido traficante de drogas dos anos 90 ficou
recolhido e de onde conseguia administrar seus negócios ilegais, exarando comandos aos seus colaboradores.

No interior do estabelecimento prisional, o chefe do grupo criminoso utilizava um aparelho smartphone e, por meio de ligações e de acesso às redes sociais,
conseguia realizar sua comunicação com os demais integrantes da organização criminosa, além de concluir movimentações pertinentes à continuidade dos crimes,
principalmente em relação ao tráfico de drogas, razão pela qual foi decretada sua prisão preventiva e também determinada a busca e apreensão dentro da cela no presídio de Uberaba/MG. Esse cumprimento contou com o apoio da Polícia Penal e Polícia Militar de Minas Gerais.

Foram cumpridos 13(treze) mandados de prisão preventiva – 1(um) em Uberaba, 1(um) em Guarda-Mor/MG e 11(onze) na cidade João Pinheiro/MG, 4 (quatro) prisões em flagrante delito, 2(duas) pessoas por posse ilegal de arma de fogo e munição e 2(duas) por tráfico ilícito de drogas. Também foram cumpridos
25(vinte e cinco) mandados de busca e apreensão na cidade de João Pinheiro/MG, 1(um) no presídio de Uberaba/MG e 2(dois) na cidade de Brasilândia
de Minas/MG. Nas buscas foram apreendidos celulares, armas, munições, algumas porções de drogas, aproximadamente R$ 6.953,00 (seis mil novecentos e cinquenta e três reais), uma máquina de cartão de crédito, balança de precisão e documentos.

A operação teve como alvo diversas pessoas já investigadas pelo MPMG através do GAECO e NIC(João Pinheiro).

O cumprimento dos mandados de busca e prisões preventivas contam com apoio de um efetivo de 105 (cento e cinco) Policiais Militares, 10 (dez) Policiais
Penais, 3 (três) Promotores de Justiça, 1 (um) servidor do Ministério Público, 36(trinta e sete) viaturas da Polícia Militar, 1(uma) aeronave e 2(dois) cães farejadores.
As investigações prosseguem com a oitiva de testemunhas, investigados e a análise do que foi apreendido durante a operação, dentre outras diligências.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: