fbpx
Últimas notícias

Anatel autoriza bloqueio de chamadas de robocalls

Objetivo é evitar ligações de telemarketing feitas por robôs

A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, quer evitar o chamado telemarketing abusivo, aquelas ligações realizadas por robôs, conhecidas por robocalls.

E para isso, expediu medida cautelar que está publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (06).

São mais de 100 mil chamadas disparadas por minutos, que duram até 3 segundos. A chamada não é completada, o telefonema  fica mudo, ou dá sinal de ocupado. O objetivo da ligação é confirmar se a linha está ativa para posteriormente, receber outras chamadas.

As operadoras têm prazo de 30 dias para bloquear chamadas de números sem usuários e 10 dias para enviar uma lista para a Anatel dos que fizeram ligações em volume e duração proibidos nos últimos 30 dias, geraram 100 mil ou mais chamadas por dia com duração de até 3 segundos.

Os usuários serão bloqueados por 15 dias até assinarem com a agência compromisso de se adequarem as regras.

As operadoras e os usuários que não seguirem as determinações poderão ser multados em até 50 milhões de reais.

O bloqueio de chamadas originadas, no entanto, não deve prejudicar a manutenção de outros serviços de telecomunicações contratados pelo usuário.

O bloqueio junto a Anatel só vai ser suspenso caso seja assinado um acordo para se adequar as regras.

A medida cautelar da Anatel vai ter vigência de 3 meses.

Vale lembra que, outra medida para combater o chamado telemarketing abusivo é a identificação pelo prefixo 0303. Até 8 de junho todas as empresas do setor deverão utilizar o código. A plataforma Não me Perturbe foi outro meio de tentar deter excesso de ligações abusivas.

Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

#robocalls #policethepolice #blacklivesmatter #weehawkennj #hudsoncountynj #corruption #unioncitynj #westnewyorknj #hacker #simjacker #robocallsaresimjackers #simjack #blm #brianpstack #pix #news #eyewitnessnews #newsnj #github #worldstar #gabrielrodriguez #cnnnews #callcenter #robocall #telemarketers #oagnj #dirtycops #facebook #rfexposure #cablehaunting

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo