SEXTA-FEIRA 13: Porque sexta-feira treze é considerado dia do terror?
Descubra onde surgiu a crença da má sorte na sexta-feira 13
Crenças religiões, superstições e mitos rondam a sexta-feira 13. Aqui, você descobrirá de onde surgiu essa ideia
Superstições, crenças e mitos rondam a SEXTA-FEIRA 13. Segundo a crença popular, esta é uma data azar e até mesmo assombrada. Mas você sabe de onde surgiu essa ideia perpetuada a tanto tempo?
RELIGIÃO x SEXTA-FEIRA 13
A religião tem uma parcela de influência sobre a crença em torno da sexta-feira 13. Os relatos aponta que Jesus Cristo foi perseguido antes da crucificação, que aconteceu em uma sexta-feira.
Outro fator religioso que influenciou a teoria está relacionada com o número de presentes no último evento de Jesus antes dele ser morto pelos judeus. A última ceia contava com ele e os 12 apóstolos, somando 13 participantes.
HISTÓRIA X SEXTA-FEIRA 13
A teoria em torno da sexta-feira 13 também se fundamenta em alguns acontecimentos históricos.
No século XIV, o então rei da França Filipe IV teria considerado ilegal a ordem dos Cavaleiros Templários, um exército de monges que protegiam os peregrinos. Eles mais tarde foram acusados de heresia.
Na sexta-feira, dia 13 de outubro de 1307, o rei teria decretado que os membros fossem torturados e presos, o que acabou em uma série de mortes. Os fatos teriam levado muitos a considerar a data como amaldiçoada.
Mitologia nórdica
A mitologia nórdica também teria influenciado a crença da sexta-feira 13. Conforme a mitologia, Loki, filho de Odin, teria aparecido de surpresa durante um banquete para 12 participantes, realizado no Valhala, morada dos deuses.
Indignado por não ter sido convidado, Loki teria feito o irmão cego, Hoder, a matar Balder, um deus querido por todos. Com a morte dele, uma grande tristeza se instaurou entre as divindades.
Diante disto, muitas possas passaram a considerar que 13 pessoas a mesa é sinônimo de azar.
A cristianização dos povos bárbaros também teria relação com o mito da sexta-feira 13. Esses povos invadiram a Europa no começo do período medieval e, antes da conversão, eram politeístas.
Durante a conversão, eles passaram a acreditar que Friga, deusa da beleza e do amor, era uma bruxa que todas as sextas-feiras se reunia com 11 feiticeiras e o demônio para rogar pragas, somando 13 pessoas. Com isso, passaram a amaldiçoar deusa.
CINEMA X SEXTA-FEIRA 13
Vários filmes e séries de terror falam sobre as superstições da sexta-feira 13.
Comentários