Brasil pode rebaixar pandemia de covid-19 para endemia
O anúncio foi feito pelo presidente Bolsonaro
O Brasil pode rebaixar a pandemia de covid-19 para a situação de endemia. O anúncio foi feito, nessa última quinta-feira (3), pelo presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a situação sanitária do país favorece a mudança.
“Aqui no Brasil nós já temos a população com mais de 70% com a segunda dose, mais de 30% com a terceira dose de vacina. Enfrentamos bem a Delta, estamos enfrentando bem a Ômicron. Nós já assistimos a uma queda do número de casos, uma queda do número de óbitos. Nós esperamos que essa redução de casos e óbitos seja sustentável, que a incidência da doença realmente diminua e é nesse contexto que se considera o rebaixamento do caráter de pandemia para endemia.”
Um dos efeitos dessa mudança no status da covid-19 é a flexibilização de medidas sanitárias, como o uso de máscaras. Queiroga destacou que alguns estados e outros países já começaram a suspender esta exigência.
“Os estados já discutem isso, os municípios. Você vê os estado flexibilizando o uso de máscara e outros países: a Dinamarca, o Reino Unido, a França, os Estados Unidos – mesmo diante ainda do número de óbitos elevados, muitos estados americanos estão flexibilizando as medidas sanitárias. Então, vamos trabalhar juntos para poder livrar o Brasil dessa pandemia.”
O rebaixamento da covid-19 de pandemia para endemia ainda não tem data para ocorrer. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a ampliação da vacinação no Brasil e no mundo pode acelerar a mudança.
“Se você não tomou a dose de reforço vá lá tomar a dose de reforço. Quanto mais a população é vacinada com a dose de reforço, mais rápido a gente vai também se livrar desse caráter pandêmico dessa doença. E ajudar os outros países do mundo. O Brasil doou mais de cinco milhões de doses de vacinas. É preciso aumentar o acesso de vacinas em países que não recebem vacinas.”
A Organização Mundial da Saúde declarou estado de pandemia de covid-19 no dia 11 de março de 2020. Foi quando todas as regionais da OMS registraram a transmissão comunitária da doença.
Mais informações no programa “Impacto Notícias”, a partir das 11Hrs. Acompanhe pelo link https://sputnikvozdopovo.com.br/sertafm e também pela SertaFM 101,5.
Gostou do nosso portal de notícias?
Então siga o canal do YouTube, receba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS. Siga o jornalista Jeferson Sputnik no Twitter, Instagram e Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].
O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
#covid #coronavirus #corona #stayhome #staysafe #stayathome #lockdown #dirumahaja #quarantine #d #socialdistancing #pandemic #cov #love #kitajagakita #instagram #o #indonesia #a #pandemia #virus #like #quedateencasa #n #instagood #newnormal #india #health #cuarentena #bhfyp
Comentários