fbpx
Minas em Foco

Coronavírus: Prefeitura de Unaí confirma mais dois casos; número total chega a 11

Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de duas mulheres jovens, com 24 e 26 anos. Elas residem e trabalham na cidade; ambas participaram da mesma confraternização onde estavam outras quatro pessoas que testaram positivo.

A Prefeitura de Unaí (MG) confirmou mais dois casos de coronavírus nesta quarta-feira (6). Segundo a Secretaria de Saúde, trata-se de duas mulheres jovens, com 24 e 26 anos. Elas residem e trabalham na cidade. A confirmação foi feita por meio do teste PCR. O número total chega a 11.

Ainda de acordo com as informações divulgadas, elas participaram de uma confraternização em uma residência, onde também estavam outros quatro casos positivos para Covid-19. As duas foram identificadas pela Prefeitura em razão de busca ativa.

As mulheres foram colocadas em isolamento domiciliar. Uma delas sentiu falta de ar e febre, a outra teve dor de garganta e febre. As autoridades de saúde procuram por outras pessoas que participaram da mesma confraternização e/ou que tiveram contato com as jovens.

BUSCA ATIVA

A Prefeitura está em busca ativa das pessoas que fizeram contato com essas jovens, no período compreendido entre suas participações na reunião festiva e o momento em que entraram em isolamento domiciliar.

Para chegar a esses possíveis suspeitos para monitorar, e recomendar isolamento domiciliar, se for o caso, a Prefeitura age a partir de entrevistas com as jovens.

MÁSCARA E DISTANCIAMENTO SOCIAL

Apesar do aumento do número de casos positivos em Unaí, se as pessoas usarem máscara, e obedecerem aos dois metros de distanciamento social, ainda assim haverá um bom nível de proteção, seja no comércio, em academias, ou mesmo espaço público.

O que infelizmente tem ocorrido é que as pessoas desobedecem a essas recomendações, aumentam o nível de exposição, em especial nas interações sociais.

Para se proteger, e proteger os outros, tem que obedecer às recomendações.

FISCALIZAÇÃO

A partir desta quinta-feira, a Prefeitura vai reforçar a fiscalização com 15 novos fiscais.

A maioria deles já apresentou a documentação e devem assinar hoje, quarta-feira, 6/5, um contrato por 30 (trinta) dias.

Em que pese seja um contrato temporário, a prefeitura convocou os aprovados no último concurso.

PORTAS DE BANCOS E LOTÉRICAS

Os clientes de bancos e casas lotéricas têm formado grandes filas “nas portas” das agências. O prefeito direcionou a Secretária de Saúde Denise Oliveira, e ao Assessor de Comunicação Junei Martins, para proporem uma parceria da Prefeitura com os bancos e lotéricas, e assim diminuir a exposição dessas pessoas ao risco de contaminação.

A proposta é a interdição de parte das ruas próximas às agências com a instalação de tendas, cadeiras com distanciamento, e gestão desse ambiente.

Os bancos e lotéricas foram contatados, e oficiados pela Secretária da Saúde, nessa segunda-feira, 4/5.

Os gerentes informaram aguardar decisão de seus superiores em relação à proposta.

Outros casos

No dia 4 de maio a Prefeitura de Unaí confirmou o 9º caso de coronavírus. O paciente de 26 anos está assintomático e segundo o município, é parente da família diagnosticada com a doença. Todos moram na mesma residência e estão em isolamento domiciliar.

O casal e a filha testaram positivo para Covid-19 no dia 30 de abril após receber a visita de um familiar de Brasília (DF), que estava com sintomas gripais. Ao retornar para a cidade de origem, ele testou positivo.

A Prefeitura informou que monitora 15 pacientes que participaram de eventos na casa da família. O município notificou mais de 300 caso suspeitos.

No dia 29 de abril, o município confirmou que dois irmãos, de sete meses e quatro anos, foram diagnosticados com coronavírus após apresentar inflamação na garganta, tosse e febre. As duas crianças estão em isolamento. Os pais fizeram exames e testaram negativo.

No dia 26 de março, o prefeito divulgou um vídeo nas redes sociais informando sobre a confirmação do primeiro caso da Covid-19 no município. O prefeito José Gomes Branquinho não informou detalhes sobre o paciente, mas disse que é uma pessoa que retornou do Rio de Janeiro. O prefeito pediu calma à população e reforçou o pedido para que todos permaneçam dentro de suas casa.

No dia 16 de abril, o município informou que o médico José Goulart de Souza Júnior testou positivo para Covid-19. Ele deu uma entrevista ao G1 e falou sobre a recuperação e sobre como a doença provocou mudanças nele.

  • Há 30 anos no SUS, médico curado da Covid-19 diz que ‘nunca viveu algo parecido’ e que ‘doença chega sorrateiramente’

“É tempo de refletir, de as pessoas olharem para si mesmas. Muitas vezes, na correria do dia a dia, não damos atenção necessária aos nossos familiares e amigos. A doença me fez querer ser melhor em todos os sentidos”, define o cardiologista que diz ter sentido muita falta da companhia da esposa e das duas filhas”, falou.

No dia 27 de abril, a Prefeitura confirmou o terceiro caso de coronavírus. Segundo as informações divulgadas, trata-se de um servidor público federal, de 45 anos.

O paciente apresentou sintomas leves e segue em isolamento domiciliar. Ele disse que foi informado nesta segunda-feira (27), pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, que o exame deu resultado positivo. Em seguida, fez contato com a Secretaria de Saúde de Unaí pelo telefone.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo