fbpx
Justiça

Frente Favela Brasil realizou ações de Política Social no Quilombo Santana do Caatinga em João Pinheiro

Em Minas Gerais, a Frente Favela Brasil, entidade política que visa promover a inserção da população negra, periférica e favelada no debate e protagonismo político realizou atividades no Quilombo Santana do Caatinga.

No último sábado 20 de Novembro aconteceu ações no Quilombo Santana do Caatinga, ações de política social, atividades compostas também por uma grade de discussão sobre o racismo estrutural.

A comunidade quilombola de Santana do Caatinga localiza-se na região noroeste de Minas Gerais, no município de João Pinheiro, distrito de Caatinga.

Vivem na comunidade, várias famílias quilombolas, em uma terra doada pela Igreja Católica, no final do século XIX ou início do século XX. A comunidade possui energia elétrica, água tratada. Há também um posto de saúde e uma escola que funciona até a 8ª série do ensino fundamental.

A coordenadora do Frente Favela Brasil no estado de Minas Gerais, Marta Santana, em conversa com a redação do Sputnik Voz do Povo, destacou sua emoção de poder retornar ao quilombo com ativos que vão contribuir com a garantia de direitos básicos ao povo quilombola, diante do cenário pandêmico da Covid 19 que agravou o empobrecimento da população negra que historicamente é a mais afetada pela ausência de políticas públicas.

Marta na construção política com a Frente Favela Brasil realizou uma importante ação de entrega de cartões alimentação no Quilombo é também na cidade de Brasilândia de Minas aproximadamente 16 mil habitantes.

Dia 20 de Novembro, dia da consciência negra

20 de Novembro, dia de Zumbi e Dandara lideranças negras que lideraram o Quilombo dos Palmares, situada entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no nordeste do país é uma data de referência a morte de zumbi dos palmares, tornou se oficial através da Lei 12. 519 de 10 de Novembro de 2011 e reivindicada por movimentos sociais e de combate ao racismo para realizar discussões, homenagens ao povo preto e denúncias sobre o racismo no país.

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do  YouTube ,  receba diariamente através do WhatsApp  (CLIQUE AQUI) .  Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em  NOTÍCIAS .  Siga o jornalista Jeferson Sputnik no  Twitter ,  Instagram  e  Facebook. Envie informações à redação do portal por e-mail:  [email protected] .  

Para vagas de emprego em João Pinheiro clique aqui.

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo