fbpx

Copasa é reconhecida pelo Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento

Prêmio é referência e reconhece iniciativas que visam a universalização do saneamento 

A Copasa, por meio da Unidade de Negócio Norte (UNNT), recebeu o Troféu Quíron “Platina” Nível III, na categoria As Melhores em Gestão no Saneamento, do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS), reconhecido como modelo de excelência. Promovido pelo Comitê Nacional da Qualidade da Associação Brasileira de Empresas de Saneamento (Abes), a premiação é a única do mundo voltada à gestão no setor de saneamento ambiental e uma das plataformas que têm demonstrado grande eficácia para a melhoria e aperfeiçoamento dos processos de gestão nas empresas brasileiras. 

A Copasa opera os sistemas de abastecimento de água em 175 localidades e de esgotamento sanitário em 56 localidades da região Norte de Minas Gerais. Ao todo, são 1.070 empregados na região. Atualmente, o sistema de abastecimento é composto por 475 mil ligações, 7 mil quilômetros de redes de distribuição e 106 Estações de Tratamento. Já o sistema de esgotamento sanitário, é composto por 263 mil ligações, 3 mil quilômetros de redes coletoras e 44 Estações de Tratamento. Para atender tamanha demanda, a UNNT é formada por três gerências regionais com sedes em Montes Claros, Janaúba e Januária, além de duas Unidades de Serviço de Apoio Administrativo e Operacional. 

Para o gerente da Unidade de Serviços de Controle e Desenvolvimento Empresarial (USDE) e coordenador estratégico do Programa, Marcos Antunes de Castro, o reconhecimento do PNQS “é um marco na história da Copasa. O prêmio confirma que estamos no caminho certo, rumo à excelência na prestação dos serviços. Cumprimento o time da UNNT pela dedicação e engajamento na aplicação do Modelo de Excelência da Gestão em Saneamento Ambiental”, afirma Marcos. 

O superintendente da UNNT, Eduardo Rigotto, destacou a importância do prêmio para a Companhia e estendeu seus agradecimentos à toda equipe. “Agradeço à diretoria executiva da Copasa pela indicação da UNNT para concorrer a esse prêmio e à participação das áreas corporativas da Copasa no apoio durante a auditagem virtual feita pelos examinadores da ABES. É uma responsabilidade muito grande e há muita confiança na Unidade. Podemos afirmar que toda a Copasa trabalha rumo à excelência. Com a implantação das ações que estão previstas do Modelo de Excelência em Gestão e com a consultoria do Ricardo Mota, da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), acho que teremos tantas outras unidades sendo também reconhecidas no seu modelo de gestão de excelência em 2022. Agradeço em especial ao Comitê de Excelência criado pela Copasa, coordenado pelo Marcos Antunes e pela Patrícia Resende e composto por Nedson Oliveira e Félix Vinícius. E também pela participação dos empregados da UNNT pelo comprometimento demonstrado nos últimos 3 meses. Foi incrível e emocionante ver as pessoas trabalhando juntas e entregando o que elas têm de melhor”, ressaltou Rigotto. 

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento – PNQS 

O PNQS é uma plataforma de reconhecimento no setor de saneamento ambiental que visa a coletar e compartilhar experiências bem-sucedidas de gestão setor. Está em sua 24ª edição e, ao longo destes 24 anos, se tornou uma ferramenta eficaz para a melhoria da prestação de serviços de saneamento no Brasil trazendo aperfeiçoamento na gestão de empresas públicas e privadas.  

A plataforma possibilita que as empresas avaliem seu modelo de qualidade da gestão, contribuindo para a eficiência das empresas e de seus recursos financeiros, além de trazer uma prestação de serviço mais ágil no atendimento aos clientes e de tornar as empresas mais preparadas para o grande desafio da universalização do saneamento no país, tendo em vista o novo Marco Regulatório do setor que foi publicado neste ano. 

A premiação do PNQS é a única com foco na gestão do setor, sendo reconhecido mundialmente pela International Water Assossiation como a mais importante ferramenta de intercâmbio de experiências, pois estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis aos melhores exemplos mundiais. Com adaptação, com criatividade, empenho e participação, a categoria “Melhores em gestão de saneamento” teve 33 candidatas em 2021. 

Gostou do nosso portal de notícias?

Então siga o canal do YouTubereceba notícias diariamente através do WhatsApp (CLIQUE AQUI). Para ler mais notícias do Noroeste Mineiro, clique em NOTÍCIAS Siga o jornalista Jeferson Sputnik no TwitterInstagram e Facebook.  Envie informações à redação do portal por e-mail: [email protected].

O conteúdo do Sputnik Voz do Povo é protegido. Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: