Microrregiões de João Pinheiro e Patrocínio/Monte Carmelo estão na Onda Verde do ‘Minas Consciente’
Taxa de incidência da covid-19 cai 9%, e com a evolução da vacinação, solicitações de internações têm queda de 29% no estado
As microrregiões de João Pinheiro e Patrocínio/Monte Carmelo foram classificadas na Onda Verde do “Minas Consciente” após atualização semanal do Comitê Extraordinário Covid-19. A etapa é a menos restritiva do programa estadual de retomada econômica.
Veja abaixo a situação das demais microrregiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG:
- Araxá: está classificada na Onda Vermelha;
- Frutal/Iturama/Uberaba: está classificada na Onda Vermelha, a mesma da macrorregião Triângulo do Sul;
- Ituiutaba: está na Onda Vermelha;
- João Pinheiro: é uma das microrregiões inseridas na Onda Verde;
- Patos de Minas: avançou da Onda Vermelha para a Amarela;
- Patrocínio/Monte Carmelo: avançou da Onda Amarela para a Verde;
- São Gotardo: avançou da Onda Vermelha para a Amarela;
- Paracatu: é outra microrregião classificada na Onda Vermelha;
- Uberlândia/Araguari: assim como a macrorregião, está na Onda Amarela.
O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, ressaltou que os indicadores têm melhorado devido ao avanço no processo de vacinação, mas lembrou que ainda não é a hora de se descuidar.
“Já ultrapassamos a marca de mais de 13,6 milhões de doses aplicadas. Com o avanço deste processo, temos observado a redução no número de óbitos, casos e, principalmente de internações, aliviando a pressão no sistema de saúde. Isso só comprova a eficácia e a importância da vacina. Temos que ficar atentos ao calendário da vacinação, incluindo a segunda dose, que é muito importante. Também não é a hora relaxarmos em relação aos cuidados. Devemos seguir com o uso de máscara e evitar aglomerações”, alertou o secretário.
Atualmente, a ocupação de leitos exclusivos para covid-19 no estado está em 54,69%, enquanto a ocupação dos de enfermaria está em 79,03%.
Comentários