fbpx
Últimas notícias

MPMG deflagra operação para investigar tortura contra presos na Penitenciária Nelson Hungria

Operação Touro de Bronze investiga tortura contra presos em penitenciária de Contagem

Operação Touro de Bronze, deflagrada na manhã desta quinta-feira, visa apurar a denúncia de prática de crimes de tortura contra presos na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A operação está sendo realizada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Controle Externo da Atividade Policial de Contagem, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Polícia Penal, com o apoio das polícias Civil e Militar. Segundo o promotor de Justiça Gabriel Mendonça, do Gaeco, estão sendo investigados 14 policiais penais.

Mendonça explicou que os crimes de tortura contra presos ocorreram em julho do ano passado, mas que as investigações começaram a partir de denúncia anônima recebida em fevereiro de 2021. O objetivo é apreender celulares, pen-drives, livros de registros de ocorrências e outros documentos de interesse da investigação, que tramita em segredo de Justiça. “Nós trabalhamos para que as investigações sejam corretas e os criminosos presos.

Nosso objetivo aqui é investigar o crime de tortura e levantar esses elementos de prova para que isso não se repita mais nas unidades prisionais”, afirmou. Estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão na penitenciária em Contagem, no presídio de Ibirité, na Fazenda Mato Grosso, em Ribeirão das Neves, e em endereços residenciais nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ibirité e Ribeirão das Neves. A medida foi determinada pela Vara de Inquéritos Policiais e Violência Doméstica da Comarca de Contagem.

A operação conta com a atuação de quatro promotores de Justiça, 92 policiais penais, 28 policiais civis e 34 policiais militares

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo