fbpx
Minas em Foco

Crianças de 4 e 5 anos já podem voltar às escolas em Unaí

Prefeitura autorizou retomada de atividades da educação infantil, mas escolas precisam entregar plano sanitário. Alunos da rede municipal devem voltar em agosto

As aulas presenciais em Unaí, no Noroeste de Minas, já podem ser retomadas para crianças com 4 e 5 anos, que estão na educação infantil. No entanto, a autorização para que as unidades de ensino, públicas e particulares, reabram as portas depende da entrega de um plano sanitário contra a COVID-19.

A Deliberação 015, de 7 de julho, do Comitê Operacional de Emergência em Saúde (COES), autoriza o retorno gradativo das aulas presenciais da educação infantil para alunos de 4 e 5 anos completos nas escolas particulares de Unaí. A medida está em vigor desde quarta (7/7), e o retorno das aulas presenciais deve ser facultativo aos pais ou responsáveis legais pela criança. Antes desse retorno, porém, as instituições de ensino devem apresentar ao Departamento de Fiscalização da Covid-19 um Plano de Contingência Escolar para o enfrentamento da pandemia e informar as medidas sanitárias e de prevenção.

De acordo com a presidente do COES, Tatiane Rocha, o comitê liberou aulas presenciais para alunos dessa faixa de idade, porque os membros entendem que crianças de 4 e 5 anos completos já têm condição de compreender e cumprir as medidas sanitárias, como usar máscaras e aceitar a frequente higienização das mãos com álcool em gel.

A escola deverá cumprir o protocolo sanitário de retorno às atividades escolares elaborado pelo Estado de Minas Gerais. Os vários tópicos a serem observados estão no escopo da deliberação, bem como dos itens que preveem as atividades de limpeza e higienização do ambiente escolar. A fiscalização estará atenta ao cumprimento das medidas e cobrará das escolas.

RETORNO NA REDE MUNICIPAL

O retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino está previsto para o mês de agosto. O prefeito Branquinho já determinou ao secretário Geraldo Magela da Cruz (Educação) que organize esse retorno para o dia 9 de agosto.

A medida da Prefeitura de Unaí encontra respaldo em deliberação do Governo de Minas, que autoriza o retorno das aulas presenciais nas escolas do Estado já para esta segunda-feira, 12 de julho.

Leia a íntegra da deliberação  pressionando o link: 

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo