fbpx
Últimas notícias

Policiais penais e agentes socioeducativos recebem treinamento de táticas e estratégias com lâminas

Curso foi realizado ao longo da quarta-feira, 23/6, na Penitenciária de Ribeirão das Neves I e na sede do Comando de Operações Especiais (COPE)

Seguindo na missão de capacitar cada vez mais os seus servidores, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ofertou na quarta-feira, 23/6, o curso Silent Blade – Combate com Lâminas à Curta Distância, ministrado pelo instrutor Waldevir Junior. Deste treinamento participaram 150 policiais penais que atuam em unidades prisionais de médio e grande porte e 30 agentes socioeducativos que são coordenadores e diretores de segurança em unidades do interior. Além de obterem a certificação de participação, eles aprenderam novas táticas de defesa pessoal. Os participantes foram divididos em três turmas, com aulas das 8h às 22h, na Penitenciária de Ribeirão das Neves I – José Maria Alkimin e na sede do Comando de Operações Especiais do Sistema Prisional (COPE).

Segundo o assessor de gabinete da Sejusp, Marcos Matos, o objetivo da secretaria é ofertar mensalmente cursos do tipo, para capacitar ainda mais os servidores da segurança. “Buscamos algumas referências nacionais para trazer determinados temas e matérias. O Waldevir é uma das referências que temos no combate à curta distância com lâminas, matéria estritamente ligada às funções desses servidores do sistema prisional e socioeducativo. Eles podem ser atacados com este tipo de objeto e isso serve, inclusive, para a vida pessoal deles. Nós acreditamos que com esses cursos vamos aumentar a segurança dos servidores de todos o sistema prisional e socioeducativo”.

Fotos: Dirceu Aurélio/Ascom Sejusp

O The Silent Blade Seminar é um curso de táticas e estratégias que usa a lâmina como equalizador de força. Tem como objetivo ensinar o participante a sentir o que funciona em situações de alta pressão e quais são os conceitos a serem desenvolvidos para sua sobrevivência. O treinamento desenvolve uma mentalidade tática, ensina a usar habilidades motoras para conter agressões e equalizar a força tática com uso da lâmina. Waldevir Junior, instrutor do curso, é um treinador especializado em combate tático e estratégias de defesa pessoal, com mais de 25 anos de experiência em artes marciais.

Fotos: Dirceu Aurélio/Ascom Sejusp

“É um seminário que tem como objetivo fazer com que as pessoas entendam o conceito sobre como equalizar força só na faca. As estatísticas mostram que cada vez mais estão acontecendo ataques com facas. Então, desenvolvemos o curso num formato ideal para que os alunos tenham uma ferramenta que traga facilidade para operar em situações reais. Silent Blade é um sistema que foi montado para mostrar o que é mais simples e o que é mais fácil para entender o conceito de poder sair contra um ataque de facas”, afirma Waldevir.

Fotos: Dirceu Aurélio/Ascom Sejusp

Multiplicadores

Os participantes do curso atuarão como multiplicadores em seus locais de trabalho, compartilhando e instruindo os seus colegas sobre as táticas apreendidas. Um dos requisitos das escolhas dos servidores foi atuar no trânsito interno de presos e adolescentes em cumprimento de medida.

Acesse o vídeo e acompanhe como foram as instruções:

Vídeo: Felipe Gurgel/Ascom Sejusp

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo