fbpx
Minas em Foco

Unaí – Abrigo é denunciado por supostamente servir comida com bichos para crianças e maus-tratos a jovem especial

O Abrigo é alvo de denúncias de maus-tratos e cárcere privado. Um jovem com problemas mentais estaria supostamente sendo mantido em um quartinho isolado e já teria sido até agredido por uma Assistente Social que presta serviços na Casa Lares Unaí.

O caso foi denunciado pela Pagina Unaí Denuncias, após, tomar conhecimento da situação por informações de pessoas que não quiseram ter suas identidades reveladas por medo de represálias.

De acordo as denúncias apresentadas, a Casa Lares de Unaí, abriga crianças que estão fora do convívio familiar, contando com dois endereços, um para receber crianças e adolescentes do sexo feminino e outra para receber crianças e adolescentes do sexo masculino.

Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado na polícia Civil, denunciando uma situação de um suposto cárcere privado de um jovem de 18 anos, com problemas mentais, em um quartinho nos fundos de uma das casas onde fica as meninas acolhidas.

Denuncia feita a Pagina Unaí Denuncia

Foi registrado que o jovem é mantido preso dentro do barraco, vigiado sem poder ter acesso à casa e a outras crianças. A denúncia segue dizendo que o jovem estava sendo mantido em meio a “coisas velhas” de uma forma totalmente desumana, exposto e sem defesa.

A denúncia faz duras acusações contra a coordenadora do Abrigo, Edilene Lira Cunha, que teria negado até uma comemoração simbólica dos servidores da casa para com o jovem no dia do aniversário do interno. Dizendo que; “ele não tem comportamento e devido a isso não é merecedor de comemorações”.

As denúncias se agravam a cada momento quando surge também uma acusação de uma suposta agressão física contra o jovem que teria levado um, tapa no rosto de uma Assistente Social.

Foi apresentado pela Pagina, um video de uma panela com grãos de arroz com insetos, “larvas”, que supostamente seria servido as crianças.

De acordo com uma fonte ouvida pelo Sputnik Voz do Povo, o alimento somente não chegou a mesa das crianças porque uma cuidadora da casa se recusou a seguir as ordens da coordenadora e gravou o video para provar a situação. A fonte diz não saber se o arroz foi servido por outras cuidadoras.

A pagina informou que todas as denúncias antes de serem divulgadas, foram levadas ao conhecimento de um vereador que não teve seu nome divulgado, porem, o vereador teria se negado a fiscalizar a casa.

De acordo com um esboço de relatos que supostamente foi enviando em 15 de janeiro de 2021, ao falecido senhor ex-Vice-prefeito de Unaí, Waldir Novais, que estava em exercício na função devido ao afastamento do atual Prefeito por motivos de saúde, a situação já se arrastava a algum tempo em situação critica e desumana. Veja na íntegra…

Represálias

Após, o caso ser noticiado em Unaí, grupos de WhatsApp, passaram a ser o local de um guerra fria e de intimidação de possíveis testemunhas, contou uma pessoa que tem acompanhado a situação de perto no município. “A Secretária e a Assistente Social, soltaram áudios de ameaças de processos judiciais e processos administrativos caso as fontes da Pagina, sejam funcionários do abrigo”. Disse a pessoa que não quis ter sua identidade revelada.

Em áudio a Secretária do Abrigo diz; “que quando o cuidador expõe a ética da entidade ele tem que provar, e diz que os denunciantes estão sendo revelados”. Ela falar em tom de ameaças que os funcionários tenham cuidado com o que estão falando com as pessoas. Veja…

Secretária do Abrigo, Claudia Maria de Oliveira

Em outro áudio a Secretária diz que quem fez o vídeo e expos o abrigo vão ser responsabilizados. Veja…

Secretária do Abrigo, Claudia Maria de Oliveira

Um áudio de uma mulher que supostamente é a Assistente Social que trabalha no abrigo, faz ameaças contra os denunciantes e diz que o abrigo tem laranjas podres que precisam ser retiradas da casa e terem suas caras estampadas nos mesmo veículos de imprensa que noticiaram o caso. Veja…

Assistente Social, Alda.

De acordo com a Pagina Unaí Denuncias, foi encaminhada uma denúncia ao Ministério Público, que solicitou uma visita de conselheiros do Conselho Tutelar ao abrigo, que aconteceu posteriormente, sendo colhido o depoimento de várias pessoas no local.

Uma testemunha falou ao Sputnik Voz do Povo, que foi confirmado aos conselheiros a situação citada anteriormente, sobre o arroz com larvas e também as demais condições que as crianças são mantidas.

O Ministério Publico, ainda não deu nenhum parecer sobre o caso que segue sendo investigado.

A prefeitura de Unaí, também não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.

O Sputnik Voz do Povo, está aberto a todas as partes envolvidas caso queiram se pronunciar sobre os fatos aqui relatados.

Siga o instagram do jornalista e mantenha-se informado de tudo que acontece em tempo real.

https://www.instagram.com/jefersonsputnikoficial

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo