fbpx
Últimas notícias

Governo de Minas prorroga cadastro de prefeituras no Saúde Digital MG

Aplicativo gratuito possibilita agendamento para vacinação contra covid-19 e monitoramento da campanha em tempo real

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) prorrogou, para as prefeituras, o prazo de adesão para disponibilizar aos cidadãos o serviço de agendamento de horário e local de vacinação contra a covid-19 pelo aplicativo Saúde Digital MG. As secretarias municipais de saúde que ainda não se cadastraram têm até o dia 25/5 para procurar uma das 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) da SES-MG e buscar informações sobre as novas funcionalidades da ferramenta. 

Lançado em 2020, o Saúde Digital MG é gratuito e, a partir de 1/6, irá oferecer a função de agendamento da vacinação para os cidadãos mineiros. “A iniciativa busca evitar aglomerações nos pontos de vacinação e otimizar a logística, aumentando a previsibilidade de doses utilizadas por dia”, explica o assessor-chefe da Assessoria de Parcerias em Saúde, Gian Gabriel Guglielmelli. 

Funcionalidades

De forma intuitiva, os profissionais de saúde e os cidadãos farão o cadastro e, a partir daí, saber qual é a data da segunda dose, se estão aptos a receber o imunizante e qual é a vacina correta a ser aplicada. Estarão disponíveis, também, locais e horários, o que evita problemas e garante que o cidadão saiba exatamente quando é a sua vez.

“Caso a pessoa que não seja do grupo prioritário tente agendar, ela não vai conseguir. Irá aparecer uma mensagem informando que ela ainda não está no momento de realizar o agendamento. Estamos também trabalhando com vários níveis de segurança pedindo aos municípios que façam a conferência dos documentos originais de forma a reduzir ao máximo qualquer tipo de fraude”, reforça Guglielmelli.

O app vai permitir o agendamento da vacinação a todos os municípios que aderirem, beneficiando também as secretarias municipais de saúde, já que é integrado ao sistema de informações do Programa Nacional de Imunizações.A SES-MG ressalta, ainda, que toda vacinação realizada por meio do aplicativo será notificada ao Ministério da Saúde.

A ferramenta auxiliará, ainda, no planejamento e execução de respostas adequadas ao enfrentamento à pandemia, que sejam condizentes com a velocidade da mudança no cenário epidemiológico e às necessidades de saúde da população. O município e o Estado poderão acompanhar por meio de painel, de maneira imediata, a aplicação de vacinas em cada ponto de vacinação no estado. 

“O município evita o retrabalho de digitar informações no sistema federal. Com isto, esperamos ter informações mais qualificadas e obtidas em tempo real sobre a vacinação em nosso estado”, observa o assessor-chefe.

Seguindo os grupos prioritários preconizados pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, as secretarias municipais devem manter constantemente atualizadas as informações dos pontos de vacinação. No caso do cidadão elegível para ser vacinado que não tenha acesso à internet e celular, o cadastro e o agendamento podem ser realizados por familiares. 

Clique aqui para saber mais sobre o Saúde Digital MG. 

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo