fbpx
Justiça

Campanha de vacinação contra gripe Influenza e Covid-19 na Zona Rural de João Pinheiro; veja o cronograma

Roteiro Zona Rural campanha contra a covid, influenza e multivacinação para atualização das cadernetas de vacinação 2021

Vacinação da covid-19, para pessoas com idade acima de 60 anos, de 55 a 59 anos pessoas com Comorbidade, (Hipertensos, Cardíacos e Diabéticos) ou seja com doenças estipuladas pelo Ministério da Saúde. Para as pessoas com comorbidades levar resultado de exame ou relatório que comprove a doença. Obs. Hipertensos: Precisará levar relatório ou receituário que tenha no mínimo 03 medicamentos Anti-hipertensivo.

Documentos: Cartão de Vacina, RG e CPF, Cartão do SUS

Veja onde acontecerá a vacinação da covid-19 e influenza na Zona Rural de João Pinheiro a partir da próxima segunda feira (17)

A campanha terá início na próxima segunda-feira (17), no Saco do Luciano, local, Tanque de leite, 08h as 09h30m, seguindo para o PA Itatiaia, 10h as 11h30m.

No período do almoço é a vez da fazendinha a partir das 12h as 14horas, seguindo para o PA Diamante, na Igreja das 14h30m às 15h30m.

terça-feira (18)

Os trabalhos de vacinação serão feitos no distrito do Tauá, pela manhã a partir das 09h as 10h30m, na igreja do distrito, seguindo as 11h para o Barreiro dos Veados, com atendimentos até as 11h30m.

No período do almoço é a vez da Capão dos Cavalos a partir das 12h às 12h30m, na escola, seguindo para o Pastinho as 13h as 14h, na escola.

quarta-feira (19)

A campanha vai para a região da Rural Minas 2, a partir das 08h as 10h, na igreja seguindo para a Olaria 10h30m as 13h30m, finalizando o dia no Parque das Andorinhas das 14h às 15 horas.

quinta-feira (20)

Os atendimentos de quinta serão feitos na Fazenda Ponte, na Antiga Fazenda, Jorge Wilson, das 08h30m as 09h, seguindo as 09h30m para a Formiga, com atendimentos até as 10h e logo em seguida para o PA Banco da Terra, das 13h30m às 14h30m, na sede do assentamento.

sexta-feira (21)

A campanha finaliza os atendimentos da semana na Malhadinha, com atendimentos a partir das 09h30 as 10h, na escola e encerra na G5, das 11 as 13h, na Usina.  

Último Boletim diário da covid-19 de João Pinheiro

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e tem como principais sintomas febre, cansaço e tosse seca. Alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, dor de cabeça, conjuntivite, dor de garganta, diarreia, perda de paladar ou olfato, erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Esses sintomas geralmente são leves e começam gradualmente. Algumas pessoas são infectadas, mas apresentam apenas sintomas muito leves.

A maioria das pessoas (cerca de 80%) se recupera da doença sem precisar de tratamento hospitalar. Uma em cada seis pessoas infectadas por COVID-19 fica gravemente doente e desenvolve dificuldade de respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos e do pulmão, diabetes ou câncer, têm maior risco de ficarem gravemente doentes. No entanto, qualquer pessoa pode pegar a COVID-19 e ficar gravemente doente.

Influenza (Gripe)

O que é?

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão.

O vírus da gripe (Influenza) propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização.

Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D.

O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Tipo A – são encontrados em várias espécies de animais, além dos seres humanos, como suínos, cavalos, mamíferos marinhos e aves.

As aves migratórias desempenham importante papel na disseminação natural da doença entre distintos pontos do globo terrestre.

Eles são ainda classificados em subtipos de acordo com as combinações de 2 proteínas diferentes, a Hemaglutinina (HA ou H) e a Neuraminidase (NA ou N).

Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.

Alguns vírus influenza A de origem animal também podem infectar humanos causando doença grave, como os vírus A(H5N1), A(H7N9), A(H10N8), A(H3N2v), A(H1N2v) e outros.

Tipo B – infectam exclusivamente os seres humanos. Os vírus circulantes B podem ser divididos em 2 principais grupos (as linhagens), denominados linhagens B/ Yamagata e B/ Victoria. Os vírus da gripe B não são classificados em subtipos.

Tipo C – infectam humanos e suínos. É detectado com muito menos frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos significativa a saúde pública, não estando relacionado com epidemias.

Em 2011 um novo tipo de vírus da gripe foi identificado. O vírus influenza D, o qual foi isolado nos Estados Unidos da América (EUA) em suínos e bovinos e não são conhecidos por infectar ou causar a doença em humanos.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo