fbpx
Últimas notícias

Consulta pública para plano nacional de tuberculose aberta até 8 de maio

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza, para consulta pública, o Plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública | Estratégias para 2021-2025. As contribuições podem ser enviadas, até 8 de maio, por meio de formulário digital.

Para a referência técnica em tuberculose da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Belo Horizonte, Geralda Célia Barbosa, a participação pública no plano proporciona representatividade e espaço democrático. “A participação de gestores, referências técnicas, profissionais de saúde e sociedade civil enriquece o Plano e contribui com uma visão de 360 graus”, ressalta.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A forma pulmonar da doença é a mais frequente e de maior relevância para a saúde pública, responsável pela manutenção da sua transmissão. No entanto, a tuberculose pode ocorrer em outras partes do corpo, tuberculose extrapulmonar.

O Relatório Mundial da Tuberculose 2018, da Organização Mundial da Saúde (OMS), relata que aproximadamente 10 milhões de casos de tuberculose e uma morte a cada 21 segundos são registrados, todos os anos, no mundo. Dados do último relatório da OMS indicam que a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata jovens e adultos, ultrapassando o HIV/AIDS.

No Brasil, em 2018, foram notificados aproximadamente 76 mil casos novos e 4,5 mil mortes em decorrência da doença.

Transmissão

A transmissão da tuberculose pulmonar ou laríngea ocorre de pessoa para pessoa pela via respiratória, quando um indivíduo com tuberculose elimina bactérias pela tosse, espirro ou fala, e essas são inaladas por um indivíduo saudável. Quanto maior a intensidade e a frequência da tosse, o tempo de permanência do indivíduo com tuberculose e seus contatos (pessoas que vivem no mesmo domicílio, que trabalham ou dividem o mesmo ambiente), e quanto menor a ventilação do local, maior a probabilidade de infecção pelo bacilo.

Acesse a consulta pública no link:

https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/consultas-publicas/consulta-publica-do-plano-nacional-pelo-fim-da-tuberculose.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo