fbpx
Minas em Foco

João Pinheiro, Lagoa Grande, Brasilândia de Minas e Presidente Olegário aplicaram doses trocadas de vacinas da Covid-19

Quem for vacinado por imunizantes diferentes deve ser acompanhado por médicos

A aplicação trocada da segunda dose da vacina contra covid-19, aconteceu por 68 vezes em 41 municípios de diferentes regiões do estado, no Noroeste o erro aconteceu em João Pinheiro, com (01) registro, Lagoa Grande (01) registro, Presidente Olegário (01) registro e Brasilândia de Minas (01) registro.

Aparecem na lista com maior quantidade de erros Belo Horizonte, (06), seguida por; Montes Claros (5), Poços de Caldas (4) e a pequena Soledade de Minas (4), no Sul do estado.

O que preocupa é que não há estudos sobre a aplicação de doses trocadas de imunizantes e seus efeitos. O Plano Nacional de Imunização (PNI) estabelece que todos os casos devem ser acompanhados por um médico para avaliação individual. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que mantém as investigações de outros possíveis casos que possam ter ocorrido no estado.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Secretario de Saúde de João Pinheiro, que nós orientou a procurar a Epidemiologia, para esclarecer como aconteceu o erro. Em contato com a Epidemiologia, fomos informados que realmente o fato aconteceu, mas que todas as medidas de segurança foram tomadas em relação ao paciente em questão. O município notificou o estado sobre o caso, aparecendo então na lista de registros.

A professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Minas (UFMG), Jordana Coelho dos Reis, em conversa com um veiculo de comunicação de Minas Gerais, reforçou que não há estudos sobre vacinação com doses diferentes. Por isso, ela destaca a importância de conferir no momento da aplicação.

“Não há comprovação científica de que existe uma imunização plena, uma resposta à vacina eficaz e eficiente, utilizando tipos diferentes de vacinas. Estudos ainda precisam ser feitos para confirmar a eficácia de vacinas distintas em doses distintas. É importante a gente seguir o mesmo esquema determinado pelo Ministério da Saúde e pelas agências que testaram as vacinas”, destacou.

Tentamos contato com os demais municípios mas não obtivemos sucesso.

Lista das cidades com casos de vacinas trocadas em Minas:

Arapuá: 1

Araxá: 2

Augusto de Lima: 1

Barbacena: 1

Belo Horizonte: 6

Betim: 1

Brasilândia de Minas: 1

Cachoeira de Minas: 1

Conceição das Alagoas: 1

Contagem: 2

Coromandel: 1

Coronel Fabriciano: 1

Entre Rios de Minas: 1

Ervália: 1

Espera Feliz: 1

Fruta de Leite: 2

Ilicínea: 1

Itaobim: 2

João Pinheiro: 1

Juiz de Fora: 1

Lagoa Grande: 1

Manhuaçu: 1

Mariana: 7

Minas Novas: 1

Monte Carmelo: 1

Montes Claros: 5

Olaria: 1

Pedro Leopoldo: 1

Pirajuba: 1

Poços de Caldas: 4

Poté: 2

Pouso Alegre: 1

Presidente Olegário: 1

Santana de Pirapama: 1

São Sebastião do Oeste: 1

Sete Lagoas: 2

Sobrália: 1

Soledade de Minas: 4

Ubá: 1

Uberaba: 1

Uberlândia: 1

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo