Decisão de derrubada das árvores da praça da rodoviária em João Pinheiro provoca clamor nas redes sociais
A decisão de derrubada das árvores da praça da rodoviária foi tomada após indicação da polícia militar, representada pelo Capitão Vidal, ao CODEMA, onde foi votado e aprovado pelos seus membros, em favor da solicitação.
As justificativas apontadas são de que a praça está sendo povoada por moradores em situação de rua, e que as árvores estariam sendo utilizadas, como proteção para permanência dos mendigos no local.
Na ocasião da aprovação do CODEMA, nossa equipe de reportagem procurou o Capitão da Polícia Militar, Cap. Vidal, que nos informou que a proposta é de revitalização da praça, com a derrubada das árvores, novas arvores serão plantadas, como também uma nova iluminação será instalada no local, promovendo a revitalização da praça.
De acordo com o Capitão o local tem números elevados, de ocorrências, várias praticas delituosas, devido à permanência de usuários de drogas, pessoas em situação de rua entre outros no local, e que as árvores acabam contribuindo para toda a situação, servindo de abrigo.
Nossa equipe, conversou com a Engenheira Ambiental, Karen Cássia Corrêa Silva, que falou da situação e questionou a decisão. “As justificativas apontadas como consternações para tal medida são de caráter social e de segurança pública não podendo ser conexa à existência dessas árvores. A reforma da praça e sua adequação para solucionar os problemas em questão são ações distintas. Outro problema notado é a superpopulação de andorinhas e pombos nessa região sujando a praça com suas fezes e trazendo possíveis doenças. O controle biológico dessas espécies pode ser feito através de estudos e ações devidamente responsabilizadas por especialistas na área. Bem como a orientação para moradores da região para que não ofereçam alimentos a esses pássaros. Vale ressaltar que as andorinhas ocupam esse local somente durante o verão para reprodução. A presença dessa espécie contribui de forma significativa no controle de insetos causadores de pragas”. Finalizou Karen.
Nas redes sociais, varias pessoas se manifestaram sobre o assunto…
Comentários