fbpx
Minas em Foco

Sebrae lança projeto para mulheres do agronegócio no Noroeste de Minas

Converse com o pessoal da Agrominas, a parceria que o agricultor precisa do plantio à colheita.
Rua Aparício Saraiva, nº:182, na esquina com a praça da rodoviária, no Centro de João Pinheiro.
Telefone 3561-1387 atende também de plantão pelo nº 38 99815-8575.

‘Filhas do Agro’ é um programa de formação e capacitação técnica que busca empoderar mulheres do segmento

É cada vez mais relevante no Brasil, a atuação de mulheres em atividades ligadas ao agronegócio. Apesar disso, o crescimento da presença feminina no meio rural ainda é um grande desafio, principalmente para quem tem algum parentesco com produtores rurais. Como forma de empoderar aquelas, que de alguma forma mantêm vínculo com o campo, o Sebrae Minas, em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (Irriganor), lançou, na última sexta-feira (30/10), em Paracatu, o projeto ‘Filhas do Agro’- um programa de formação e capacitação de mulheres voltado para gestão e empreendedorismo feminino no agronegócio.

Dirigido a mulheres da região Noroeste de Minas Gerais, o evento de lançamento do ‘Filhas do Agro’ reuniu moradoras de Paracatu, Unaí, João Pinheiro e outras cidades vizinhas. O projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento do capital social da região por meio do empoderamento das mulheres do campo, que terão a chance de desenvolver características empreendedoras, reconhecer a própria capacidade de liderança e gerar transformações em suas realidades e no seu entorno. Este é o primeiro grupo do programa Sebrae Delas do país destinado exclusivamente para as mulheres do agronegócio.

“Seja na fazenda, nas empresas, nas associações ou em cooperativas, a participação das mulheres no segmento passa pelos pilares do conhecimento, informação e capacitação. A ideia do Filhas do Agro é oferecer formação técnica para as mulheres que buscam entender um pouco mais sobre gestão e administração dos empreendimentos rurais” explica a analista do Sebrae, Patrícia Rezende.

As capacitações estão previstas para ser realizadas até 2021. Já neste mês de novembro, as mulheres participarão do programa de soluções avançadas do Sebrae Líder Coach e para o próximo ano, estão agendados eventos de formação e governança como Cultura da Cooperação, Bootcamp e Jornada da Heroína. Ao longo do processo, a intenção é que seja formada uma associação de mulheres do agronegócio do Noroeste de Minas.

O projeto ‘Filhas do Agro’ conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal e com o apoio das empresas Produtiva Agronegócios, Pioneira, Corteva e Microxisto e da Academia de Liderança de Mulheres do Agronegócio. As mulheres interessadas em participar do projeto podem entrar em contato com a unidade de atendimento do Sebrae Minas em Paracatu pelo telefone (38) 3679-8300.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo