fbpx
Últimas notícias

Bolsonaro é acusado de crime contra a humanidade por profissionais da saúde no TPI

Presidente Jair Bolsonaro é acusado de crime contra a humanidade no TPI(Foto: Evaristo Sa / AFP)

Mais de 50 entidades e sindicatos brasileiros e estrangeiros entregam queixa ao Tribunal Penal Internacional

Profissionais da saúde solicitaram ao Tribunal Penal Internacional (TPI), nesta segunda-feira (27), que inicie uma investigação sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro da pandemia de Covid-19, que consideram um crime contra a humanidade.

O caso foi levado ao tribunal em Haia por uma coalizão de sindicatos, que afirma representar mais de um milhão de trabalhadores da saúde de todo o Brasil.

Os sindicatos acusam o presidente de extrema direita “de ter agido com negligência criminosa durante sua gestão da pandemia de Covid-19, arriscando a vida de profissionais da saúde e membros da sociedade brasileira”, de acordo com documentos consultados pela AFP.

O TPI, criado em 2002, não tem a obrigação de aceitar os milhares de pedidos levados ao seu tribunal, que decide de modo independente quais casos apresentarão aos magistrados.

Jair Bolsonaro, que anunciou ter dado negativo para o coronavírus no sábado, mais de duas semanas depois de um teste positivo, tem frequentemente minimizado a gravidade da pandemia, chamando-a de “gripezinha”.

Os sindicatos afirmam que Bolsonaro “perpetuou os riscos de contágio pela Covid-19, organizando reuniões com seus apoiadores, abordando-os sem máscara e promovendo um tratamento médico altamente questionável, com hidroxicloroquina”, considerado ineficaz contra a pandemia após vários estudos científicos.

“O governo Bolsonaro deve ser considerado responsável por sua resposta à pandemia e por sua recusa em proteger os profissionais de saúde e brasileiros que jurou defender”, disse em um comunicado Marcio Monzane, secretário para a região das Américas da federação sindical UNI Global Union.

O Brasil é o segundo país mais afetado pela Covid-19, com mais de 2,4 milhões de casos e cerca de 87.000 mortes, de acordo com dados oficiais.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo