fbpx
Estradas e Rodovias

Romeu Zema entrega 10 respiradores para tratamento da Covid-19 em João Pinheiro.

Aparelhos vão permitir a abertura dos primeiros leitos de UTI no município.

A ação faz parte de estratégia do governo para ampliar rede pública de saúde.

O governador Romeu Zema entregou nesta quinta-feira (16), em João Pinheiro, região noroeste de Minas, 10 respiradores para equipar o Hospital Municipal Antônio Carneiro Valadares. Os aparelhos vão possibilitar a abertura de dez leitos de UTI unidade de terapia intensiva, para ampliar a capacidade de atendimentos a pacientes da Covid-19 no município e região. Atualmente, João Pinheiro não conta com nenhum leito de UTI.

Ação faz parte do conjunto de medidas de enfrentamento a pandemia em Minas Gerais, que inclui o aumento do número de leitos em todo o território.

Dos respiradores que serão destinados a João Pinheiro, (07) são invasivos, enquanto outros três são não invasivos.

Para a macrorregião noroeste também já foram entregues outros 10 respiradores e outros dois cardioversores.

Recursos

Os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de ação judicial movida pelo governo de Minas contra mineradora Samarco, em razão do rompimento da barragem em Mariana, em novembro de 2015

Ação permitiu a compra de 1.047 respiradores. Cerca de 600 já foram recebidos e distribuídos por diversas regiões do Estado.

Leitos

Neste momento, a rede pública estadual conta com 3.454 leitos de UTI disponíveis para atender aos pacientes das formas mais graves da covid-19, O que representa 66% a mais do que em fevereiro, antes do início da pandemia.

Comentários

Por Jeferson Sputnik Jornalista RTP 0021471/MG

Jornalista RTP 0021471/MG Radialista Social Media Mais de 100 milhões de acessos em 2022 Assessor parlamentar Câmara dos Deputados Brasília Sangue A Positivo